Empresas do agronegócio tiveram desempenho abaixo do esperado em 2015

Consultoria BMI Research indicou que a queda dos preços dos grãos, restrição ao crédito e a cotação do dólar derrubaram as vendas de máquinas agrícolas em 20%

Fonte: Rodolfo Richter/Redentora (RS)

O desempenho de empresas multinacionais do agronegócio ficou abaixo do esperado no ano fiscal de 2015, afirma a consultoria BMI Research. Produtores rurais, indústria e fornecedores de insumos químicos tiveram receita e lucro prejudicado pelos baixos preços das commodities, em geral, fraco desempenho econômico em mercados emergentes, dólar fortalecido e pela própria concorrência no setor, avalia a consultoria.

“Olhando para frente, esperamos que análise de bancos de dados, melhor gestão de custos e mudanças nos portfólios sejam os temas centrais entre as empresas do agronegócio”, aponta a consultoria.

A BMI indica ainda que, com a queda dos preços dos grãos, a restrição ao crédito em diversos mercados e a cotação do dólar derrubaram em cerca de 20% as vendas de máquinas agrícolas. 

“No geral, o lucro reduzido das empresas, somado à percepção de que os preços dos grãos deverão se manter relativamente baixos nos próximos anos, sustenta nossa visão de que a indústria está se aproximando do ponto mais baixo do ciclo de ganhos”, conclui a consultoria.