Empresa gaúcha investe R$ 38 mi para produzir hidratado neutro a partir do arroz

Companhia pretende usar 26,5 mil toneladas de arroz por ano e terá uma unidade de geração de energia por meio da queima da casca

Fonte: Divulgação/Irga

A Etanol Sul, de Itaqui, no Rio Grande do Sul, vai investir R$ 38 milhões em uma nova biorrefinaria para produzir 30 mil litros por dia do chamado álcool hidratado neutro, utilizando arroz como matéria-prima. O anúncio foi feito nesta semana e divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnolocia (Sdect) do estado.

Conforme comunicado publicado no site do governo gaúcho, a unidade industrial terá 2 mil metros quadrados e vai gerar 46 empregos diretos e 120 indiretos. A companhia pretende usar 26,5 mil toneladas de arroz por ano. Além disso, a indústria contará com uma unidade de geração de energia por meio da queima da casca.

Será utilizado como matéria-prima o arroz BRS-AG Gigante, que não é destinado à alimentação humana. Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado, o grão é maior do que os demais tipos e atinge o dobro da produtividade, podendo alcançar até 12 toneladas por hectare. Para a produção de etanol hidratado puro e de odor neutro – usado na indústria de cosméticos, bebidas e produtos farmacêuticos, a empresa utilizará triticale.