Embrapa mostra tecnologias para a agricultura familiar na Agrifam 2014

Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural acontece de 1 a 3 de agosto em Lençois PaulistaA Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa da Agrifam 2014 - Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, de 1 a 3 de agosto, em Lençois Paulista, SP apresentando três tecnologias desenvolvidas para o agricultor familiar, além da promoção de palestras e debates. A feira é organizada e realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp).

Uma das tecnologias a ser apresentada é o software Gotas, que oferece ao produtor rural vários parâmetros úteis para a tomada de decisão na calibração de pulverizadores agrícolas, sejam eles motorizados ou costais. O programa de computador auxilia o técnico ou produtor rural a calibrar a deposição de gotas durante as pulverizações dos produtos fitossanitários, para que sejam mais eficientes, garantindo que as quantidades adequadas alcancem os alvos biológicos e ainda evitando o desperdício de produtos.

– Com a utilização das técnicas recomendadas pela Embrapa, o agricultor estará beneficiando sua propriedade, com a economia de recursos e insumos e também protegendo o meio ambiente – ressalta o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Aldemir Chaim, um dos idealizadores do software, desenvolvido em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

A tecnologia pode ser obtida pela internet, sem nenhum custo. As duas versões para 32 e 64 bits estão disponíveis no repositório da Rede AgroLivre, a Rede de Software Livre para a Agropecuária . No site, o usuário tem acesso aos arquivos para baixar em seu computador. Também foi desenvolvido um aplicativo em versão mais simplificada para dispositivos móveis (tablets e smartphones) que funcionam na plataforma Android. O aplicativo está disponível no link da Play Store, a loja do Google.

Outra tecnologia a ser demonstrada pela Embrapa é a pulverização eletrostática. Durante a feira, será apresentado o pulverizador eletrostático, desenvolvido em parceria com a Bell’s Indústria Eletrônica Ltda. A tecnologia está contemplada no Pulverizador Jetbras Eletrostático com Indução Direta e o Jetbras Eletrostático com Indução Indireta. A tecnologia utilizada caracteriza-se pela produção de gotas com cargas elétricas que sofrem forte atração pelas superfícies das plantas. São produtos inovadores que otimizam as aplicações de defensivos químicos ou biológicos na agricultura familiar brasileira, minimizando os custos de aplicação, aumentando a eficiência dos produtos e ajudando a proteger o meio ambiente.

– A vantagem do uso dessa tecnologia é que reduzem o uso de agrotóxicos, químicos ou biológicos, devido ao aumento da eficiência do sistema de aplicação, com melhor deposição das gotas sobre os alvos biológicos – explica Chaim.

O pesquisador expica que esses equipamentos têm a capacidade de produzir gotas de pulverização com carga elétrica inversa à carga das plantas (que atuam como se fossem um para-raios), possibilitando assim uma maior atração e melhor deposição de gotas nos locais específicos das plantas, minimizando as derivas e o atingimento de organismos não-alvos.

Na pulverização convencional apenas 30% do produto aplicado se depositam nas plantas, enquanto que na pulverização eletrostática a deposição pode atingir 70% do agrotóxico aplicado.

Também estará na Agrifam um motor multicombustível, equipamento capaz de transformar qualquer fonte de calor em trabalho útil, usando todo tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso, que gere calor. De acordo com Chaim, idealizador do invento, o motor apresenta várias utilidades para os agricultores, desde carregar pequenas baterias ou qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes.

– Pode, por exemplo, ser aplicado para acionar bombas d’água em projetos de irrigação; retirada de água de poços para consumo humano; como gerador para iluminação de emergência em residências; em atividades de lazer, como camping e pescaria; carregador de celulares, e até na dessalinização da água. É extremamente simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido – salienta.

Além de combustíveis líquidos como o álcool, pode funcionar também com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas e também energia solar.

– Nesse caso, contribui para a redução de emissão de poluentes para a atmosfera – diz Chaim.

Palestras e debates

Durante a feira a Embrapa Meio Ambiente promoverá também palestras abordando o controle fitossanitário de pragas exóticas, com destaque para a lagarta Helicoverpa armigera; os conceitos e técnicas de implantação de sistemas agroflorestais (SAF´s) no contexto da agricultura familiar, e ainda um debate sobre agricultura familiar, sua inserção em políticas públicas, programas e ações de desenvolvimento.

Agrifam 2014
1 a 3 de agosto de 2014 – das 8 às 17h
Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”
Av. Lázaro Brígido Dutra, 300 – Lençois Paulista, SP
Telefones: (14) 2106-2828 ou 2106-2800 (Fetaesp)
Mais informações no site da feira.