Embrapa Clima Temperado identifica novas oportunidades de estudo na região Sul

Unidade desenvolve atividades nas áreas de recursos naturais, oleráceas, frutíferas, grãos, pecuária e agricultura familiarA Embrapa Clima Temperado reuniu todos os membros do Comitê Assessor Externo (CAE) da unidade em sua sede, em Pelotas (RS), para identificar oportunidades e desafios da pesquisa agropecuária na região Sul e conhecer os resultados obtidos nos últimos anos.

No evento, o chefe-geral da unidade, Waldyr Stumpf Junior, apresentou dados sobre as principais pesquisas desenvolvidas nas áreas de zoneamento agroclimático, agroenergia, arroz, leite, frutas, incorporação de novas culturas na matriz produtiva (uva sem sementes, citricultura e olivicultura), xisto agrícola, bancos ativos de germoplasma, agricultura familiar e segurança alimentar, entre outros. De acordo com ele, hoje e Embrapa Clima Temperado tem 83 projetos de pesquisa aprovados em andamento e desenvolvidos em suas três bases.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina Sérgio Martins, membro do CAE há três anos, aprovou a iniciativa.

? Um dado apresentado e que considerei importante foi o de que as unidades da Embrapa que implantaram o comitê passaram a ter resultados mais relevantes para a sociedade. Isso reforça a importância do papel consultivo do grupo, que vêm com o ânimo de ajudar e trazer demandas da sociedade ? informou Martins.

A unidade

A Embrapa Clima Temperado é uma das unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nas dependências do centro são realizadas, há mais de 60 anos, pesquisas voltadas para a solução dos principais problemas que limitam a produção de alimentos na região de clima temperado do Sul do Brasil.

Nos 476 mil quilômetros quadrados da área de abrangência da unidade ? nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ? desenvolvem-se atividades nas áreas de recursos naturais, meio ambiente, oleráceas, frutíferas, grãos, pecuária e agricultura familiar. A produção de alimentos nos ecossistemas de terras altas e de terras baixas nas áreas atendidas pelo Centro é expressiva no contexto nacional.

Saem da região 25% da produção de carne brasileira e também um quarto da produção de hortaliças e de leite. A metade da produção de grãos e 81% da produção de frutas nacionais também são produzidas na região de clima temperado.