Eleições

Acompanhe o dia de votação no segundo turno em todo o país

Veja as últimas notícias da disputa eleitoral para governadores do estado e presidente da República. Acompanhe também o giro de reportagens

Os locais de votação na maioria das cidades do país foram abertos às 8h. A votação ainda não começou nos estados da Região Norte que terão segundo turno. Na região, os municípios estão uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília, e a votação começará às 9h, horário de Brasília. Os eleitores poderão comparecer às seções eleitorais para votar até as 17h, horário local.

Neste segundo turno, os eleitores de 13 estados e do Distrito Federal irão às urnas para escolher os governadores e vices e o futuro presidente da República. Nos outros 13 estados, as eleições para o governo estadual foram definidas no primeiro turno, e os eleitores vão votar somente para presidente.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de Identidade, de Trabalho, Nacional de Habilitação, Certificado de Teservista, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou passaporte.

Certidões de nascimento e de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Eleitores que fizeram o cadastramento biométrico podem apresentar somente o e-Título, por substituir o documento oficial com foto. O aplicativo de celular da Justiça Eleitoral pode ser baixado gratuitamente e está disponível para IOS e Android.

 

Bolsonaro confirma quatro ministros para seu governo

Foto: Divulgação/Nasa

A definição do ministério do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá se acelerar nos próximos dias, mas os primeiros nomes foram confirmados hoje por ele. No poderoso ministério da Fazenda, que poderá ser renomeado para Economia, figura desde o início o economista Paulo Guedes. Para a estratégica Casa Civil, foi escolhido o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). E para o Ministério da Defesa, a escolha recaiu sobre o general reformado Augusto Heleno. Confira detalhes.

Antonio Denarium é eleito governador em Roraima

Antonio Denarium
Foto: Facebook/reprodução

21h05

Com 93,94 % dos votos apurados, Antonio Denarium, do PSL, e o vice Frutuoso Lins, do PTC, estão matematicamente eleitos com 53,50% dos votos válidos e assumirão o comando do estado de Roraima. O empresário venceu o segundo turno das eleições contra o ex-governador José Anchieta, do PSDB, que alcançou 46,50%. Saiba mais.

 

Coronel Marcos Rocha é eleito governador de Rondônia

Reprodução/Facebook

20h30

Com 81,01% das urnas apuradas, o candidato Coronel Marcos Rocha (PSL) está matematicamente eleito governador de Rondônia, com 65,83% dos votos válidos. Expedito Junior (PSDB) tem 34,17%. Veja mais informações.

 

Bolsonaro vence em 16 unidades da federação, Haddad, em 11

20h16

Foto: Agência Brasil

Matematicamente eleito presidente da República com 98,38% das urnas apuradas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que tem 55,34% dos votos, ganhou em 15 estados e no Distrito Federal. O oponente, o candidato do PT, Fernando Haddad, liderou em 11 estados. Confira os detalhes!

 

Wilson Lima é eleito governador do Amazonas

20h15

wilson lima
Foto: Facebook/reprodução

Com 83% das urnas apuradas, o candidato Wilson Lima (PSC) está matematicamente eleito governador do Amazonas, com 60,15% dos votos válidos. Amazonino Mendes (PDT) ficou com 39,85%. Os votos brancos somam 1,12% e os nulos, 6,3%. Até o momento, a abstenção registrada é 20,03%. Saiba mais.

Com resultado apertado, Doria é eleito governador de São Paulo

20h

Foto: Agência Brasil

O ex-prefeito de São Paulo João Dória (PSDB) venceu o segundo turno para o governo do estado, com 51,77% dos votos válidos. Com 98,49% das urnas apuradas, Márcio França (PSB) ficou em segundo lugar, com 48,23% dos votos válidos. Saiba mais!

 

Reinaldo Azambuja é reeleito no Mato Grosso do Sul

19h40

Foto: Agência Brasil

O atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi reeleito para o governo de Mato Grosso do Sul, com 52,35% dos votos válidos. Disputando pela primeira vez um cargo eletivo, o candidato Juiz Odilon (PDT) ficou com 47,65% dos votos.

 

Jair Messias Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

19h23

Foto: Tânia Regô/Agência Brasil

Confira a trajetória do deputado e capitão reformado, conheça as propostas do eleito para o agronegócio e relembre os principais momentos da campanha. Clique aqui.

 

Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul

19h20

Foto: Agência Brasil

O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa para o governo do Rio Grande do Sul, com 53,3% dos votos válidos. O atual governador José Ivo Sartori (MDB) ficou com 46,7% dos votos. Conheça-o!

 

Governador do Amapá, Waldez Góes conquista a reeleição

19h20

Foto: Divulgação

Atual governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) acaba de conquistar, matematicamente, a reeleição. Ele tem 52,32% dos votos válidos, contra 47,68% de João Capiberibe (PSB), com 96,81% das urnas apuradas. Góes já governou o estado duas vezes. Leia mais!

 

Pará elege Helder Barbalho para governador

19h12

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com 90.54% das urnas apuradas, o candidato Helder Barbalho (MDB) foi eleito governador do Pará, com 55,24% dos votos válidos. Seu adversário, Marcio Miranda (DEM), está com 44,76%. Os votos brancos somam 1,97% e os nulos, 9,68%. Até o momento, a abstenção registrada é 23,21%.

 

Estreante na política, Romeu Zema é eleito governador de Minas Gerais

19h08

Divulgação

O estreante na política Romeu Zema venceu o segundo turno para o governo de Minas Gerais, com 71,4% dos votos válidos. Com 77,14% das urnas apuradas, o ex-governador e senador Antonio Anastasia (PSDB) ficou em segundo lugar, com 28,6 dos votos válidos.

Em sua primeira disputa, Witzel é eleito governador do Rio de Janeiro

19h

Foto: Agência Brasil

O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) foi eleito governador do Rio de Janeiro neste domingo, dia 28. Com 87,24% das urnas apuradas, Witzel ganha com 60,68% dos votos válidos. Eduardo Paes (DEM) ficou com 39,32%. Conheça o vencedor!

 

Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina

18h55

Foto: Divulgação

O candidato Comandante Moisés (PSL) venceu a disputa para o governo de Santa Catarina, com 71,03% dos votos válidos. O atual deputado Gelson Merísio (PSD) ficou com 28,97% dos votos. Saiba mais sobre ele!

 

Fátima Bezerra é eleita governadora no Rio Grande do Norte

18h40

Foto: Agência Brasil

Única mulher eleita governadora, Fátima Bezerra (PT), liderou desde o primeiro turno e obteve hoje 57,47% dos votos. Senadora com mandato até 2023, Fátima foi eleita duas vezes deputada estadual e três vezes deputada federal. Confira o perfil.

 

Governador Belivaldo Silva conquista reeleição em Sergipe

18h30

Foto: Divulgação PSD

Belivaldo Silva (PSD), que concorre à reeleição, garantiu, matematicamente, a vitória para o governo de Sergipe. O candidato lidera a apuração com 64,48% dos votos válidos e não pode ser mais alcançado por seu adversário, Valadares Filho (PSB), que contabiliza 35,52% dos votos válidos. Veja o perfil!

 

Urnas trocadas

18h10

O número de urnas que precisaram ser trocadas em todo o país neste segundo turno (28) subiu para 4.333, segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superiro Eleitoral às 16h40. Os equipamentos que apresentaram defeito foram substituídos.

A quantidade de urnas trocadas supera a do primeiro turno, quando 2,4 mil equipamentos foram substituídos.

Segundo o tribunal, o número representa 0,83% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito de segundo turno deste ano. Em quatro localidades – Cordislândia (MG), Apuí (AM), Saubara (BA) e Magé (RJ)– sessões eleitorais passaram a adotar a votação manual, em cédula de papel.

 

Sai o primeiro governador eleito no segundo turno: Ibaneis, no DF

18h45

Foto: Divulgação

O advogado Ibaneis Rocha será o novo governador do Distrito Federal. Ele venceu a disputa do segundo turno com 69,98% dos votos válidos. O atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tentou a reeleição, ficou com 30,02% dos votos válidos. Saiba mais sobre o candidato!

 

Vereadora do PSL é presa por suspeita de compra de votos

17h15

A vereadora Josefa Eliana da Silva Bezerra, do PSL, partido do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, foi presa em flagrante neste domingo, dia 28, no município de Santana do Ipanema (AL), a cerca de 200 quilômetros da capital Maceió. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), ela estava distribuindo lanches e brindes a eleitores com adesivos e camisetas que faziam referência ao também presidenciável Fernando Haddad (PT). Saiba mais!

Embaixadores de 41 países acompanham auditoria das urnas

16h40

Um grupo de embaixadores e chanceleres de 41 países que tem representação diplomática no Brasil visitou neste domingo, dia 28, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE–DF) para conhecer o processo de auditoria das urnas eletrônicas.

Diferente da Organização dos Estados Americanos (OEA), a visita deste grupo não tem caráter fiscalizatório e ocorreu a pedido dos próprios embaixadores. Segundo a assessoria internacional do TSE, o evento integra o Programa de Visitantes Internacionais, que ocorre todos os anos eleitorais.

“A nós [Justiça Eleitoral] compete a dar a publicidade a todos os atos e providências que se destinam a aperfeiçoar o uso da urna eletrônica”, disse o juiz eleitoral do DF, Eduardo Rosas, que coordena a comissão de auditoria.

 

Em São Paulo, 0,7% das urnas eletrônicas foram substituídas

16h28

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo informou há pouco que 0,7% das urnas eletrônicas do estado foram substituídas por outros equipamentos. O percentual corresponde a 679 do total de 97.186 urnas.

Chega a 470 o número de urnas substituídas no Rio de Janeiro

16h

O número de urnas substituídas no estado do Rio de Janeiro chegou a 470 às 15h30, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O número equivale a 1,3% do total de seções eleitorais do estado e é quase duas vezes maior que as 245 urnas substituídas no primeiro turno.

Segundo mesário sofre infarto e morre durante eleição no Rio

15h28

Um segundo mesário sofreu um infarto e morreu durante o 2º turno das eleições para governador e presidente no estado do Rio de Janeiro. Pouco antes das 15h deste domingo, dia 28, a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Adriana Brandão, confirmou a informação. Leia mais! 

Presidente do STE tem segurança reforçada em votação após ameaças

15h15

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, chegou na Escola Parque da 313 Sul, em Brasília, para votar por volta das 13 horas. Diferentemente do primeiro turno, apesar do clima de tranquilidade no local, além do segurança do TSE que a acompanha, a escolta foi reforçada por uma policial federal. Entenda.

 

Ex-presidente Dilma Rousseff confia em virada de Haddad

15h10

Após votar, em Belo Horizonte (MG), a ex-presidente Dilma Rousseff disse que confia em uma virada do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) sobre o adversário Jair Bolsonaro (PSL). Segundo ela, entretanto, se não ocorrer a mudança, ela está preparada para a resistência. Leia mais!

 

Reforma da Previdência deve ser prioridade, diz vice de Bolsonaro

14h40

Tentar modificar as atuais regras da Previdência para a aposentadoria deve ser uma das primeiras medidas de um eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), disse o general Hamilton Mourão (PRTB). O militar, vice presidente da chapa peeselista, falou a jornalistas após votar em uma escola pública do Setor Militar, em Brasília. Confira o que mais foi dito!

 

“Ganhe quem ganhar”, é preciso ter respeito à Constituição, diz FHC

14h10

Presidente da República entre 1995 e 2003, Fernando Henrique Cardoso (FHC), de 87 anos, evitou neste domingo, dia 28, manifestar seu voto neste segundo turno, mas ressaltou que, independentemente do vitorioso, os desafios para o país passam por incentivar o crescimento econômico e a geração de emprego, além de respeitar a Constituição. Leia matéria completa

 

Manuela d’Ávila vota em Porto Alegre

13h30

A candidata a vice-presidente Manuela d’Ávila (PCdoB), que está chapa de Fernando Haddad (PT), votou logo cedo neste domingo, em Porto Alegre. A exemplo do petista, ela não usou o vermelho, estava de blusa branca, na qual se lia: “Vote como uma garota” e casaco preto. Saiba mais 

 

TSE registra 1.956 urnas trocadas e 35 prisões em todo o país

12h30

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou para 1.956 mil o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e foram substituídas em todo o país até as 11h50.

Segundo o tribunal, o número representa 0,38 do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito de segundo turno deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual. Leia mais

 

Dias Toffoli, presidente do STF, vota em bairro bairro nobre de Brasília com a Constituição Federal nas mãos

12h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse  neste domingo, dia 28, logo após votar em uma escola no Lago Norte, bairro nobre de Brasília, que o futuro presidente terá de garantir a pluralidade política e promover o bem, sem preconceito ou discriminações. Confira a matéria 

 

Mesário infarta e morre em zona eleitoral no Rio

12h13

O mesário João Carlos Félix, de 50 anos, que trabalhava na 156ª zona eleitoral, localizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, teve um ataque cardíaco e morreu no local nesta manhã. Veja a reportagem completa 

Márcio França, candidato a governador vota em São Paulo

11h50

O candidato à reeleição ao governo de São Paulo, Márcio França (PSB), votou em uma escola no bairro de Itaim Bibi, na capital. Acompanhado da esposa, ele disse que se recupera bem de uma pneumonia diagnosticada neste sábado, 27. “Estou me sentindo bem, comendo normalmente”, afirmou. Ele se espera se recuperar esta semana. Confira a matéria 

 

Vândalos quebram 10 urnas em São Paulo

11h30

Em um ato de vandalismo, foram danificadas 10 das 15 urnas colocadas na Escola Estadual Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, em Sorocaba, no interior paulista. Os equipamentos foram trocados antes do início da votação. Veja a reportagem completa 

 

Mais de 900 urnas foram substituídas

11h10

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram registradas 912 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o país até as 10h.  Justiça Eleitoral também registrou 17 prisões por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição. As prisões foram registradas no Ceará, Distrito Federal, Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo. Confira a matéria completa 

 

Boletim TSE

11h

O boletim das 11h do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que foram registradas 35 ocorrências, sendo 17 dessas com prisão.  O boletim ainda informa que a eleição já foi encerrada em 16 países. na Ásia  e na Oceania. Confira o boletim completo.

 

Votação internacional 

11h

De acordo com os dados do TSE, 500.727 eleitores brasileiros residentes no exterior estão aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países para eleger o presidente da República neste segundo turno.

A faixa etária com o maior volume de eleitores no exterior é a que contém cidadãos entre 35 e 39 anos de idade. São 78.938 brasileiros, número que corresponde a 15,76% do universo de eleitores que votam fora do país. Em seguida, vêm os eleitores que se encontram na faixa etária de 40 a 44 anos, com 71.798 pessoas, o que equivale a 14,34% do total. Confira a lista abaixo.

Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan  , Singapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Omã, Emirados Árabes, Irã
Israel, Arábia Saudita, Palestina, Chipre, Quênia, Russia, Kwait, Ucrânia, Turquia, Finlândia, Catar, Tanzânia, Líbano, Grécia e Jordânia.

 

Candidato ao governo de São Paulo, Doria diz que disputa será voto a voto

10h50

O candidato ao governo do estado de São Paulo João Doria (PSDB) votou às 9h no Colégio St. Paul’s, em São Paulo. Acompanhado da senadora eleita Mara Gabrilli (PSDB) e da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL), Doria disse que o embate do segundo turno com o adversário Márcio França (PSB) está acirrado. Confira

 

Fernando Haddad vota agora em São Paulo 

10h20

Fernando Haddad, acompanhado da mulher, Ana Estela, o candidato à Presidência da República pelo PT, voltou por volta das 10h, em São Paulo. Desta vez, o vermelho, cor de seu partido, não apareceu. Na parte de fora do prédio da Brazilian Internacional School, em Indianópolis, eleitores ouviam a música Alerta, Desperta, ainda Cabe Sonhar e seguravam rosas e livros. Leia a matéria completa 

Foto: EFE/Marcelo Chello/direitos reservados/Agência Brasil 

 

Ministro do TSE diz que urna eletrônica é “segura e auditada”

10h20

Uma hora antes de as seções eleitorais serem abertas neste domingo, a Justiça Federal adotou em Brasília mais um procedimento para deixar claro que a urna eletrônica brasileira é “a mais segura e auditada do mundo.”

Chamado de zerésima, esse procedimento consiste na emissão de um documento que atesta não haver votos registrados antes do início da votação. Veja a matéria na integra 

 

Jair Bolsonaro vota em Escola Municipal do Rio de janeiro

09h10

O candidato Jair Bolsonaro (PSL), escolheu a Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro para votar, assim como no primeiro turno. Por volta das 9h10 ele chegou acompanhado esposa, Michele Bolsonaro. Por recomendação da Polícia Federal, o candidato usou entrada alternativa, pelos fundos da escola, e colete à prova de bala.

Antes de votar, o candidato beijou a mulher e fez sinal de vitória com os dedos. “A expectativa é a que ouvi das ruas ao longo dos últimos meses, a de vitória”, disse Bolsonaro dentro da seção.

Foto: Tânia Regô/Agência Brasil/Agência Brasil

Após votar, o candidato foi até a frente da escola e saudou os eleitores que estavam na parte de fora do prédio. Ele saiu também pelos fundos. Já no carro, Bolsonaro abriu a porta, ficou de pé, agradeceu o apoio aos eleitores e fez sinal de coração.

A Justiça Eleitoral reforçou a segurança na Escola Municipal. Além dos policiais federais e militares que já trabalharam no local no primeiro turno, também há mais de 20 militares do 11º Batalhão de Polícia do Exército na entrada da escola. Veja a matéria completa

Michel Temer vota em São Paulo

08h

O presidente Michel Temer (MDB) votou cedo neste domingo, dia 28 . Logo depois das 8h, ele já estava em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, na seção de votação.

Temer disse que a transição para o novo governo já começa nesta segunda-feira, 29. “Vamos começar a transição logo, prontamente amanhã, e faremos uma transição muito tranquila, muito sossegada. Já estão praticamente organizados, em relação a todos os setores do governo, os tópicos da transição. De modo que a equipe do eleito, quando fizer contato, já receberá praticamente todos os dados do atual governo, daquilo que foi feito e daquilo que ainda precisa ser feito”, explicou, após votar.

Foto: Cesar Itiberê/PR