Dólar atinge R$ 3,43 na cotação máxima da manhã desta terça

O mercado monitora fatores como a política brasileira, o cenário de juros menores no Brasil e a relação entre Estados Unidos e China

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

O dólar  atingiu na manhã desta terça-feira, dia 10, o valor máximo de R$ 3,437. De acordo a Gradual Investimentos, o mercado monitora fatores como a política brasileira, o cenário de juros menores no Brasil e também a relação entre Estados Unidos e China.

O economista-chefe da corretora, André Perfeito, explica que a combinação de taxa de juros muito baixas e o conturbado momento político afastam os investimentos no Brasil, o que eleva a cotação do câmbio. “Em relação à prisão do Lula, há um cenário desafiador ao longo desse ano e é natural que se tenha impacto”, disse.

No cenário externo, o mercado olha com certo alívio a relação entre China e Estados Unidos, após o presidente chinês Xi Jinping reafirmar, em um discurso, o compromisso com o livre comércio e reiterar os esforços do país para ampliar a abertura dos mercados locais para os investimentos estrangeiros.

Os analistas da H.Commcor avaliam, em relatório, que a China conseguiu esvaziar grande parte das especulações de que direcionaria um tom mais agressivo aos Estados Unidos e ao presidente norte-americano, Donald Trump.