DNIT prepara licitação de balanças de pesagem de veículos nas BRs em Santa Catarina

Estado terá seis novos postos fixos e duas estruturas móveis em cinco rodoviasO Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prepara para setembro o edital de licitação para escolher as empresas que instalarão e operarão oito balanças de pesagem de veículos em rodovias federais em Santa Catarina. Serão seis postos fixos e duas estruturas móveis.

Em todo o país, serão instaladas 157 balanças. No Estado, terão novas balanças as rodovias BR-153, BR-163, BR-280, BR-282 e BR-470. No dia 22 deste mês, o DNIT fará uma audiência pública em Brasília para discutir o processo licitatório.

O edital será na modalidade de menor preço, com divisão em lotes, e possibilitará a participação de empresas consorciadas ou não. A estimativa de investimento é de R$ 1 bilhão para instalação e operação dos novos postos durante cinco anos.

Os novos postos fazem parte da segunda etapa do Plano Nacional de Pesagem. A primeira etapa, licitada no ano passado, possibilitou a instalação de 78 balanças nas rodovias federais em 16 estados, com investimentos de R$ 261,4 milhões para quatro anos, incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Pesagem em movimento

Os novos postos poderão incluir equipamentos de pesagem em movimento como os utilizados pela União Europeia. Os aparelhos são testados pelo DNIT em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo iniciado em 2007 busca identificar os sistemas de pesagem em movimento mais adequados à realidade brasileira. Para isso, no pavimento da pista de teste, no km 418 da BR-101 em Araranguá, Sul do Estado, foram instalados sensores de três grupos distintos.

Os sensores funcionam também como uma balança seletiva, direcionando somente os veículos com peso excedente para a pesagem lenta. É assim, usando a pesagem em movimento na velocidade normal da pista, que funcionam os sistemas atualmente adotados por países como França, Alemanha, Suíça, Bélgica e Holanda. A Romênia utiliza somente o sistema rápido.

A pista experimental tem ainda câmeras para registro de placas, câmeras de segurança e monitoramento, sensores de temperatura de deformação que avaliam os danos que cargas excessivas causam ao pavimento e sistemas de aquisição e armazenagem de dados.

Confira a localização aproximada das novas balanças:


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