Diversos

Diretoria da ANTT vai analisar suspensão da tabela do frete nesta segunda

Ofício assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, diz que novo tabelamento gerou insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte

Caminhão, estrada, logística, transporte, caminhoneiro, frete, tabela
Foto: Governo Federal

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta segunda-feira, dia 22, que a diretoria da entidade deve ter uma reunião extraordinária nesta tarde para analisar o pedido de suspensão da tabela do frete, feito pelo Ministério da Infraestrutura.

Um ofício assinado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas foi encaminhado para a agência dizendo que foi observada uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte e que ‘diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros’ devem ser novamente discutidas com a categoria.

“O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto”, disse o ministro Tarcísio Freitas em comunicado.

De acordo com a ANTT, uma reunião entre diretoras da entidade deve ocorrer às 17h. O encontro será transmitido ao vivo no Youtube da ANTT.

Entenda o caso

Na última quinta-feira, 18, a Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma resolução com alterações na tabela do frete. A medida incluiu 11 categorias de cargas, seguro do veículo, distância percorrida, custo de deslocamento de de carga e descarga, além de aplicar multas para quem descumprir os preços mínimos.

Nova call to action