Dilma destaca conciliação de produção e meio ambiente a agricultores na Expointer

Presidente e candidata à reeleição participou da abertura da feira na manhã desta sexta, no Rio Grande do SulNa manhã desta sexta, dia 5, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) participou da abertura da 37° Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Dilma destacou, em seu discurso, a habilidade do governo federal em conciliar as preocupações com produção agrícola e meio ambiente.

Segundo a presidente, o seu governo defende que é possível produzir e ser produtivo e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente. Ela citou o programa ABC e o Código Florestal. A candidata lembrou que o Brasil caminha para uma safra de quase 200 milhões de toneladas este ano e vem aumentando a produtividade tanto na agricultura como na pecuária.

• Marina Silva defende diálogo com agronegócio em visita à 37ª Expointer

Reivindicações

Representantes regionais aproveitaram a presença da presidente na cerimônia para apresentar suas reivindicações. Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, exaltou os resultados obtidos pelo agronegócio brasileiro nos últimos anos e disse que as exportações do setor têm sustentado a balança de pagamentos brasileira. Ele lembrou que há questões não resolvidas que impactam o agronegócio nacional, contempladas no documento entregue aos candidatos ao Palácio do Planalto.

O presidente da Farsul ainda disse que agricultura familiar também é agronegócio e defendeu a existência de um único ministério para o setor. No mesmo momento, referiu-se aos ministros Neri Geller, da Agricultura, e Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário.

– Me perdoem os ministros, não queremos descartar ninguém. O que queremos é um único ministério que nos represente – falou.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul, (Fetag), Carlos Joel da Silva, discordou da sugestão.

– Queria dizer que, ao contrário do Sperotto, nós queremos manter o nosso Ministério de Desenvolvimento Agrário. Nossa agricultura familiar melhorou e nós tivemos um ministério para cuidar de nós. Com isso ficou mais fácil de trabalhar – disse.

Silva também afirmou que a agricultura familiar gera riquezas para o Estado e o país e lembrou que a entidade está investindo na pecuária familiar.

– Sabemos que chegamos a isso com a ajuda dos programas dos governos federal e estadual, mas temos questões a melhorar, e estamos conversando com o ministro Rossetto sobre isso – disse.

Segundo ele, para o desenvolvimento do setor os jovens devem permanecer no campo, mas para isso é preciso ter acesso à terra.

– Desde 2009 não temos um assentamento no Rio Grande do Sul. Precisamos melhorar nossa infraestrutura, rede elétrica, transporte, armazenagem e desburocratização de licenças – destaca.

O presidente do Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers), Claudio Bier, disse a Dilma que, se o Brasil vai chegar a uma safra de quase 200 milhões de toneladas este ano, é preciso agradecer muito à tecnologia das máquinas agrícolas utilizadas na produção. Além disso, revelou que a entidade espera contabilizar mais de R$ 12 milhões originados de rodadas de negócios realizadas na Expointer.

Clique aqui para ver o vídeo

Agência Estado