Curitiba (PR) atinge a menor umidade relativa do ar deste ano no Brasil, registrando índice de 12%

Previsão indica chegada de frente fria que deve provocar pancadas de chuva nos próximos diasA temperatura disparou e nesta quinta, dia 29, a cidade de Curitiba (PR) bateu recorde de menor umidade relativa do ar deste ano, com 12%. O nível superou o registrado no dia 5 de setembro, de 17%. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o momento, esse é o valor mais baixo entre todas as cidades do Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  índices abaixo de 12%, são caracterizados como emergência e valor considerado nível de deserto.

Segundo a Somar, na sexta, dia 30, se espera mais um dia bastante abafado. Ao longo do dia o sol aparece em todas as regiões e as temperaturas seguem cada vez mais elevadas e a máxima chega aos 39°C no norte do Paraná. Porém, no final do dia o tempo muda completamente em algumas localidades do sul e oeste do Estado devido à aproximação de uma frente fria, que vai provocar pancadas de chuva, em geral de baixos acumulados. Apesar da chuva não ser forte, podem ocorrer temporais, em função da mudança muito brusca no tempo. Podem ocorrer fortes rajadas de vento que passam dos 50km/h especialmente entre o sul e oeste do Estado.

No sábado, dia 1°, a frente fria avança e traz chuvas para maior parte do Paraná. Entre o sul e oeste estão previstas as chuvas mais fortes. Apenas no extremo norte as condições para chuvas são menores.

? Mesmo com a chegada da frente fria o tempo vai continuar abafado, o que aumenta o risco de temporais – comenta a meteorologista Cássia Beu.

As temperaturas máximas continuam passando dos 30°C em maior parte do Estado e ainda chegam aos 36°C entre o oeste e norte.

No domingo, dia 2, a frente fria avança e traz temporais para o oeste e norte de Curitiba. O tempo começa a abrir a partir do sul do Estado. No início da próxima semana a frente fria se afasta rapidamente e aos poucos o tempo volta a abrir em todas as regiões.