SC deve prorrogar a redução de ICMS para suínos vivos por 30 dias

Medida foi confirmada pelos deputados Natalino Lázare e José Nei Ascari; alíquota do imposto permanecerá em 6%

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

O governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, deve prorrogar por mais 30 dias o efeito do decreto Nº 633, de 2 de março de 2016, que reduz a alíquota do ICMS de 12% para 6% na comercialização de suínos vivos para outros estados. O fato foi confirmado pelo deputado Natalino Lázare (PR-SC), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e também pelo deputado José Nei Ascari (PSD-SC), presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura.   

A medida foi tomada para garantir mais competitividade à proteína in natura produzida em Santa Catarina, já que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul têm a alíquota reduzida até 2017. “A medida evidentemente não resolve o problema da suinocultura, mas é o que está ao alcance do governo do estado”, avalia José Nei Ascari.

Com a permanência da redução do tributo, um produtor que antes pagava aproximadamente R$ 43,56 de ICMS na comercialização de um animal para outros estados pagará a metade (R$ 21,78). 

Os parlamentares catarinenses pretendem conversar com os governadores do Paraná e do Rio Grande do Sul para estabelecer uma alíquota de ICMS única na região Sul para os suínos vendidos fora do estado. 

Audiência com o ministro da Agricultura

Lideranças políticas e entidades representativas de Santa Catarina solicitaram ao Fórum Parlamentar Catarinense, presidido pelo senador Dalirio Beber, uma audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O encontro entre os representantes catarinenses e o ministro está marcado para a próxima terça, dia 7, em Brasília (DF), para abordar a atual conjuntura da agricultura do estado e a crise da suinocultura.

Fórum Catarinense do Agronegócio

No próximo dia 14 acontece, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, o Fórum Catarinense do Agronegócio. O evento vai debater a produção e o abastecimento de milho dentro do estado. O Canal Rural vai transmitir todos os detalhes a partir das 9h30.

O fórum reunirá autoridades e líderes do agronegócio catarinense e nacional para debater a atual situação do milho e as perspectivas do segmento, com  grandes especialistas no assunto. A programação tem palestras de Airton Spies, secretário adjunto de Agricultura e Pesca de Santa Catarina; Paulo Molinari, analista de Safras & Mercado; e Sérgio Luis Bortolozzo, presidente institucional da Abramilho.

A demanda para produção de aves e suínos consome atualmente cerca de seis milhões de toneladas do cereal na nutrição animal, mais do que o dobro da produção catarinense. O Canal Rural participará com o Fórum do Milho,