Destaques do agronegócio são homenageados no Prêmio ABC 2017

Em evento realizado em São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores irá condecorar personalidades de seis categorias diferentes

Fonte: Divulgação

A Associação Brasileira de Criadores (ABC) homenageia nesta segunda, dia 4, os nomes que se destacaram durante o ano no agronegócio brasileiro. Entre os vencedores do Prêmio ABC 2017 está o ex-presidente do Canal Rural Donário Lopes de Almeida, escolhido como destaque no segmento Mídia.  Ao todo, serão seis categorias de premiação em um evento realizado no Clube Alto dos Pinheiros, na capital paulista.

Arnaldo Jardim, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi escolhido como a personalidade do ano. Engenheiro civil, Jardim já foi quatro vezes deputado estadual e, atualmente, está licenciado de seu segundo mandato como deputado federal.

Na categoria Associativismo, o homenageado será João Martins. Formado em Administração de Empresas, possui uma trajetória profissional ligada à atividade pecuária há mais de 50 anos. Recentemente foi reeleito presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o quadriênio 2017-2021. 

Carlos Eduardo Pasetti receberá o prêmio de Pecuarista de Leite. O empresário é CEO da Laticínios Xandô, uma das maiores empresas do segmento no Brasil, vendendo leite tipo A pasteurizado produzido na Fazenda Colorado e também suco de laranja com a marca Xandô, produzido principalmente com frutas cultivadas em sete fazendas que pertencem à holding Grupasso em cidades do interior paulista.

Já o Pecuarista de Corte é Carlos Viacava, que atua há mais de 30 anos na seleção de Nelore Mocho com a marca CV em fazendas de Paulínia, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, todas no interior de São Paulo. Economista, foi, entre outros cargos, diretor da CACEX e presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Chefe-geral da Embrapa, onde atua desde 1980, Evaristo Miranda será homenageado na categoria Ensino/Pesquisa. Engenheiro Agrônomo, tem mestrado e doutorado em ecologia, centenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior e mais de 45 livros. Participou e coordenou mais de 40 projetos de pesquisa e implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Também é membro de várias sociedades científicas.