Deputados aprovam criação de programa contra câncer de pele em pescadores

Iniciativa deverá ser estruturada e executada pelo Governo FederalA Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a criação de um programa de prevenção e combate ao câncer de pele em pescadores de todo o território nacional. O projeto de lei havia sido apresentado pelo deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE).

O projeto prevê que o programa seja estruturado e executado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional de Saúde. Os dois órgãos serão responsáveis pelo fornecimento de conhecimento técnico para as secretarias estaduais de saúde.

Ao propor a criação do programa, Flávio bezerra argumentou que a longa exposição ao sol é responsável pelo aumento nos casos de câncer de pele entre pescadores. A modalidade é a mais freqüente, respondendo por 25% dos casos de tumores malignos diagnosticados no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer.

O relator, deputado Jorge Bittar (DEM-MG) recomendou a aprovação, lembrando que a Câmara já havia recomendado a criação de iniciativas semelhantes, como o Programa de Controle do Câncer de Próstata.

O texto apresentado pelo deputado Flávio Bezerra tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Finanças e de Constituição e Justiça. Se for aprovado, não precisará ser votado em Plenário.