Deputado pede prorrogação do CAR por 12 meses

Justificativa de Luis Carlos Heinze (PP-RS), que protocolou o pedido no Ministério do Meio Ambiente, é que maioria dos imóveis rurais do país ainda não está inscrita no cadastro

Fonte: Canal Rural

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou nesta quarta-feira, dia 27, no Ministério do Meio Ambiente, um documento requerendo a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais 12 meses. O prazo concedido pela legislação em vigor se encerra no próximo dia 31 de dezembro. De acordo com levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), dos 5,2 milhões de imóveis rurais do país, pouco mais de 4 milhões foram inscritos no CAR até agora.

Segundo Heinze, os dados do SFB revelam ainda que a maior parte dos cadastros já efetivados provém de médios e grandes produtores rurais. “Justamente os que detêm mais facilidade de acesso ao sistema informatizado”, diz Heinze. Segundo ele, na região Sul mais de um milhão de hectares ainda não foram inseridos no CAR. No Centro-Oeste faltam mais de seis milhões de hectares e, no Nordeste, o número chega a quase 15 milhões de hectares – praticamente 20% de todas as propriedades rurais.

A proposta do deputado também inclui uma sugestão ao Ministério do Meio Ambiente para que promova uma campanha de orientação e apoio aos agricultores familiares, por falta de acesso à internet. “Mais de um milhão de pequenos produtores ainda não conseguiram inserir os dados das suas propriedades no CAR. A grande maioria por falta de informação, apoio técnico e dificuldade de acesso ao sistema. O novo prazo é fundamental, mas é preciso evitar novos adiamentos e isso depende de orientação do governo”, afirma o deputado.