Diversos

Deputado apresenta emenda que autoriza embarque de animais vivos em SP

Mudança no projeto de lei que proíbe exportação de gado em pé ainda precisa passar por análise de comissões da Assembleia Legislativa; quem descumprir regras de bem-estar pode pagar multa e ter exportações suspensas

gado embarcando em navio
Foto: Nael Reis/Secom Porto de Itaqui

O deputado estadual Barros Munhoz (PSB-SP) apresentou nesta terça-feira, dia 17, uma emenda ao projeto de lei que proíbe o embarque de animais vivos nos portos paulistas, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A emenda autoriza o transporte marítimo e fluvial de gado em pé destinado ao abate para o consumo, desde que “respeitadas as normas estabelecidas para o bem-estar animal”.

O texto deverá ser avaliado para apreciação nas comissões de Justiça e Redação; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A expectativa era de que isso ocorresse ainda nesta terça.

O objetivo da emenda, segundo o texto, “não é apenas o de regulamentar a atividade de exportação do animal vivo, mas também o de exigir que as normas internacionais sobre a matéria, bem como a regulamentação vigente sobre o tema” sejam cumpridas.

Com as alterações sugeridas, exportadores que descumprirem as regras e provocando maus-tratos ficam sujeitos a multa correspondente a 100 vezes a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp) por animal – o equivalente hoje a R$ 2.570 –, suspensão de exportação por 90 dias e exclusão do registro da atividade.

Os valores arrecadados com as multas serão destinados a um fundo especial a ser utilizado para o aprimoramento das ações de fiscalização do setor. A lei precisa ser regulamentada pelo Executivo no prazo de 180 dias após sua publicação.