Demanda por café nos EUA vai crescer mais do que no resto do mundo

Aumento deve ser de 0,7% em relação ao resto do mercado global nos próximos quatro anos

A demanda por café nos Estados Unidos deve crescer mais do que no resto do mundo até 2020, já que a fraca expansão econômica em outros grandes mercados vai afetar o consumo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC).

O consumo deve aumentar 2% ao ano até 2020 nos EUA, o maior mercado mundial para a bebida, disse em entrevista Vicente Partida, um porta-voz da OIC. Já a demanda global deve crescer 1,3% ao ano, prevê a organização. “Estamos vendo um crescimento surpreendente nos EUA”, disse Partida. De acordo com a OIC, o país foi responsável por 16% do consumo mundial de café em 2015/2016.

O forte ritmo de crescimento reflete a alta do dólar e a força relativa da economia norte-americana, disse Ric Rhinehart, presidente da Associação de Cafés Especiais da América. Além disso, o café também tem sido promovido como uma bebida saudável, ao contrário das bebidas com açúcar, disse.

demanda mundial deve se desacelerar por causa do fraco crescimento econômico na Europa e no Brasil, que juntos representam cerca de metade do consumo global, de acordo com a OIC. A previsão anterior era de que a demanda global aumentasse 2,5% ao ano.

Segundo a OIC, o consumo mundial vai alcançar 160 milhões de sacas de 60 quilos até 2020. Em 2015/2016, a produção global foi de aproximadamente 143 milhões de sacas, ante 142 milhões na temporada anterior.