Demanda interna e externa por carne permanece alta

Preços em 2015 podem continuar altos se esse cenário for mantido, diz ImeaA demanda interna e externa por carne bovina permaneceu alta na semana passada, e há expectativa de que os preços permaneçam bons em 2015 para os bovinocultores caso este cenário seja mantido, afirma relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

O mercado interno, responsável por consumir 75% da carne produzida em Mato Grosso, continua forte, apesar dos preços altos cobrados no varejo. O Imea estima que ainda existe espaço para valorização, tendo em vista a distribuição do 13º salário e a proximidade das festas de final de ano.

– Neste período o consumo de carnes tende a se intensificar e boa parte da renda a mais obtida é destinada para este fim – diz o relatório.

A demanda externa permanece registrando trajetória ascendente, com o Mato Grosso embarcando mais de 90 mil toneladas equivalentes carcaça (TEC) ao mercado internacional, o que foi considerado pelo Imea como uma “quantidade considerável historicamente”.

No entanto, em novembro, o saldo das exportações registrou queda de pouco mais de 19 mil TEC, levando a arrecadação a recuar quase 18% em relação a outubro. O Imea atribuiu esse movimento à diminuição das compras de Venezuela e Rússia, bastante afetadas pela queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Em relação a preços, a semana passada apresentou pouca variação no preço da arroba, com valorização de 0,16% do boi gordo e 0,24% da vaca gorda, enquanto o preço do bezerro nelore subiu 1,74%, fechando e R$ 1,132 mil a cabeça. A escala de abate registrou baixa variação, com um alargamento de 0,45 ao dia e média semanal de 5,53 ao dia.