Demanda firme sustenta preço do milho em novembro

Valor do produto registra alta no mercado brasileiro, aponta CepeaOs preços do milho subiram no mercado interno em novembro, sustentados pela demanda mais firme, principalmente nas últimas semanas do mês. As negociações, no entanto, ainda envolveram apenas pequenas quantidades, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

>> Leia mais notícias sobre milho
 
Indústrias consumidoras do cereal, que antes estavam retraídas, no aguardo de quedas nos preços por conta do expressivo excedente do produto, voltaram a ficar mais ativas no mercado. Isso ocorreu porque grande parte desses demandantes está em regiões onde há déficit de milho, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e muitos precisavam renovar seus estoques. Além disso, com o forte impulso nas exportações brasileiras nos últimos meses, os estoques de passagem tendem a diminuir, mas ainda devem ser recordes.

Cotações
 
Quanto aos preços internos, na média das regiões pesquisadas pelo Cepea, entre 31 de outubro e 29 de novembro, os preços subiram significativos 5,7% no mercado de balcão (ao produtor) e 7,8% no de lotes (negociação entre empresas).
 
O Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), subiu 6,78% fechando a R$ 26,45 a saca de 60 quilos no dia 29. Se considerados os negócios também em Campinas, mas cujos prazos de pagamento são descontados pela taxa de desconto NPR, o preço médio à vista foi de R$ 26,13/sc de 60 kg, alta expressiva de 7% em novembro.

Mercado internacional

A produção norte-americana recorde e as quedas nos preços do cereal naquele país, no entanto, fizeram com que agentes nacionais começassem a temer um enfraquecimento dos embarques brasileiros. Ainda há incertezas quanto à utilização de milho na produção de etanol em 2014 nos Estados Unidos, e, caso haja redução no uso do cereal, os EUA podem elevar o excedente exportável, ampliando a participação no mercado internacional.
 
Os EUA ainda são os maiores produtores, consumidores e exportadores de milho no mundo, mas o pouco excedente interno fez com que os embarques daquele país caíssem expressivamente nos últimos anos.