Diversos

De atropelado a campeão: conheça Teimoso, cão de pastoreio vencedor da Expointer

Animal foi considerado o melhor exemplar da raça ovelheiro gaúcho durante a feira realizada em Esteio (RS)

o cão de pastoreio Teimoso, da raça ovelheiro gaúcho
Foto: Diego Paz

Quem passa por Teimoso, um cão de pastoreio muito ativo que se tornou o grande campeão da raça ovelheiro gaúcho durante a 41ª Expointer, em Esteio(RS), não imagina que ele já passou por momentos difíceis.

Apesar de seu nome sugerir que o cachorro seja um tanto persistente, Diego Paz, seu criador, explica que, a princípio, o motivo de seu batismo não teria sido exatamente esse. “Todos os filhotes da ninhada dele nasceram com a cor amarela, só ele veio com a pelagem preta. Então, nós começamos a brincar que ele, de teimoso, nasceu diferente dos outros”, brinca.

Atropelado

Paz explica que o início do trabalho com animais de pastoreio na fazenda da família, a Santa Terezinha, em Rio Pardo (RS), acontece desde a época do avô, quando já se usavam os cães como ferramenta de trabalho com o gado de corte. No entanto, quando o patriarca da família faleceu, Teimoso acabou sob a tutela de um empregado da propriedade rural.

“Como eu não morava na fazenda, essa pessoa tentou cuidar dele, mas acabou não dando tanta atenção ao animal, que ficou sem o cuidado adequado e bastante magro”, conta o criador. Segundo Paz, certo dia ele recebeu uma ligação da fazenda dizendo que um dos cães havia sido atropelado por um caminhão. “Quando cheguei lá, fiquei sabendo que era justamente o Teimoso”.

Teimoso antes do atropelamento
Teimoso antes do atropelamento. Foto: Diego Paz

A partir daquele dia, o criador decidiu que manteria o cão consigo e o tornaria um animal para participar de exposições. “Eu sabia que ele era bom porque era muito bonito. Então, eu apostei minhas fichas nele. No primeiro dia que chegou em minha casa, nós demos um banho, o medicamos e alimentamos. Daí em diante ele se desenvolveu muito bem”. Na época, conta, o animal não sabia sequer andar com a guia. “Ele era uma joia bruta que ainda não tinha sido lapidada”, conta Paz.

o cão Teimoso na lida com o gado
Teimoso na lida com o gado. Foto: Diego Paz

Ele lembra que logo na primeira exposição de que o cão participou, com cinco anos, já foi campeão. “Outro momento importante para nós foi em Fortaleza (CE), quando nós levamos aqui do Rio Grande do Sul para lá. A viagem durou seis dias e foi durante a greve dos caminhoneiros, mas ele não nos decepcionou e foi campeão”, comenta.

Teimoso, grande campeão e melhor da raça na Expointer 2018
Foto: Thabia Padoin/arquivo pessoal

Na Expointer  de 2018, o animal foi considerado o grande campeão da feira e também o melhor da raça. Teimoso competiu com outros 61 animais. Com a pontuação alcançada, o dono espera que cão consiga ser líder no ranking nacional em 2018.