Danone vende empresa de iogurtes orgânicos

A medida faz parte das exigências do Departamento de Justiça dos Estados Unidos para que empresa francesa possa comprar outra companhia de alimentos embalados e bebidas.

A francesa Danone anunciou nesta segunda-feira, dia 3, que fechou acordo para vender a Stonyfield, companhia de iogurtes orgânicos, por US$ 875 milhões à Lactalis, outra multinacional da França. A medida faz parte das exigências do Departamento de Justiça dos Estados Unidos para que a Danone possa fechar a compra da WhiteWave, empresa de alimentos embalados e bebidas.

A venda da Stonyfield é estimada para ser concluída no terceiro trimestre deste ano, mas ainda precisa ser aprovada pelo Departamento de Justiça dos EUA. A Lactalis, baseada em Laval, é uma companhia de capital fechado fabricante de produtos como queijos e leite e emprega 75 mil pessoas em 85 países. Entre as marcas do grupo estão a President e Bridel.

Em abril, a Danone anunciou que concluiu a aquisição da companhia de alimentos embalados e bebidas WhiteWave Foods, dos EUA, em um negócio de US$ 10,4 bilhões. As duas companhias vão combinar suas atividades na América do Norte e operar como uma unidade estratégica de negócios sob o nome DanoneWave.

Um pouco antes disso, no fim de março, a francesa anunciou que planejava vender a Stonyfield, companhia de iogurtes orgânicos, para conseguir a aprovação de órgãos antitruste dos EUA para a fusão.

Juntas, a Danone e WhiteWave são donas de uma fatia significativa do mercado de iogurtes, com marcas consagradas como Dannon, Oikos, Actimel, Silk, Wallaby e Horizon Organic. A concentração despertou receio em órgãos antitruste de um possível risco à concorrência no mercado de lácteos após a fusão.