Curso de capacitação para o CAR é destaque desta semana

Formação de facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural é a notícia mais lida sobre agricultura

Fonte: Canal Rural/reprodução

Curso de capacitação para o CAR 
Estão abertas até 19 de janeiro as inscrições para o curso de capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo é formar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no cadastro, que possam auxiliar principalmente agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. O curso tem duração de quatro semanas e previsão de início em fevereiro.

Conheça os lançamentos de máquinas para soja
O site do Projeto Soja Brasil, do Canal Rural, apresenta a linha mais recente equipamentos voltados à cultura da soja da fabricante de máquinas agrícolas John Deere, parceira do projeto.  Conheça as colheitadeiras da Série S, os tratores 8R e os novos modelos de plantadeira e pulverizador.

Londrina (PR) decreta estado de emergência por causa de chuvas
Por causa das fortes chuvas que atingiram o Paraná na última semana, o prefeito de Londrina decretou estado de emergência na cidade. Produtores do município relatam que disrteitos ficaram isolados porque a enxurrada carregou pontes. Lavouras ficaram cobertas pela água proveniente das chuvas e barragens da região. Até este sábado, dia 16, mais de 50 municípios paranaenses haviam sido castigados por tempestades.

Incêndio e fumaça tóxica interditam terminal de carga em Guarujá (SP)
A unidade da empresa Localfrio, em Guarujá (SP), na margem esquerda do Porto de Santos, foi tomada por fumaça tóxica, proveniente de um composto de cloro, na última quinta-feira, dia 14. O acidente deu origem a um incêndio que se propagou por 80 contêineres e foi contido totalmente apenas neste sábado, dia 16. O incêndio paralisou terminais de carga, bloqueou o acesso ao local por rodovia e deixou dezenas de pessoas intoxicadas pela fumaça.

Pesquisadores do Amazonas criam telha sustentável com fibras da região
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem um projeto para o desenvolvendo de uma telha sustentável feita com fibras naturais da Amazônia e argamassa que usa areia para diminuir a quantidade de cimento. De acordo com os pesquisadores da entidade, a nova telha é mais barata e resistente do que as convencionais, mas de aparência similar.