Cultivo de cana-de-açúcar deve ser evitado no inverno na região sul de MS

Segundo pesquisadores da Embrapa, o período que vai de outubro a abril é o mais recomendado para o plantio da cana

Fonte: Embrapa

Quando fatores como água disponível no solo do plantio, deficiência hídrica, temperaturas do solo e do ar favoráveis e risco de queda são levados em questão, o plantio da cana-de-açúcar no inverno deve ser evitado na região sul de Mato Grosso do Sul. Isso é o que conclui uma pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, divulgada nesta terça-feira (26).

Segundo o estudo, os meses de junho, julho e agosto são de alto risco climático. Para o cultivo de cana, recomenda-se, portanto, que seja escolhido o período que vai de outubro a abril. Para esse trabalho de pesquisa, foram avaliadas seis datas de plantio: março, abril, maio, junho, julho e agosto, todas realizadas no dia 21 de cada mês, com dados meteorológicos da Embrapa Agropecuária Oeste, coletados em Dourados, MS, de 1980 a 2014.

Ainda segundo os pesquisadores, o plantio da cana inverno no sul de Mato Grosso do Sul pode promover redução significativa da produtividade dos canaviais, porque “aproximadamente metade dos dias de junho, julho e agosto necessários para a brotação e emergência da cana e, praticamente, 50% do subperíodo de crescimento máximo da cana vão ocorrer com deficiência hídrica da cultura”

Nos plantios de cana-de-açúcar em julho e agosto, os valores médios de água disponível no solo são menores do que quando realizados em março, abril e maio. “Esses menores níveis de umidade no plantio podem ser atribuídos a julho e agosto serem os meses do ano com os menores índices pluviométricos, característica do inverno com pouca chuva, que define o clima da região sul de Mato Grosso do Sul.”

Além disso, parte considerável do subperíodo de crescimento máximo da planta ocorre em condições de temperatura do ar desfavoráveis durantes os meses de julho e agosto. “Ainda destaca-se o alto risco de geadas no subperíodo de crescimento máximo dos canaviais plantados no mês de agosto.”

O conteúdo completo do trabalho realizado pelos pesquisadores da Embrapa foi divulgado no Comunicado Técnico 209. O estudo foi desenvolvido em parceira pelos pesquisadores Carlos Ricardo Fietz, Cesar José da Silva, Éder Comunello e Danilton Luiz Flumignan.