CTNBio libera comercialização de vacina para suínos

Produto poderá ser comercializado após registro do Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância SanitáriaA Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira, dia 19, a liberação comercial de uma vacina contra a circovirose suína, uma das principais doenças que atingem a produção de suínos atualmente. A vacina, agora, deve ser registrada no Ministério da Agricultura e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser vendida.

Além da vacina contra a circovirose suína, a CTNBio também aprovou uma resolução que revoga outras três, condensando as regras para liberação de pesquisas no meio ambiente, com novas variedades de sementes. No entanto, a nova resolução não deve modificar de forma substancial os procedimentos que já são adotados.

A comissão aprovou as regras para o isolamento do cultivo de algodão geneticamente modificado. Pelo texto aprovado, onde houver sementes crioulas, é obrigatório um isolamento mínimo de 800 metros. Já na cultura convencional e a transgênica, essa distância é de 250 metros.