CTNBio aprova soja resistente ao herbicida dicamba

Nova variedade não é afetada enquanto o defensivo controla plantas daninhas. Também foram liberadas variedade de algodão e microrganismo para a produção de etanol

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira, dia 8, a liberação comercial de três organismos geneticamente modificados (OGMs). Um deles, inédito no país, é um tipo de soja tolerante ao herbicida dicamba, desenvolvido pela Monsanto do Brasil. As informações são do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Essa aprovação é um salto, pois diminuímos a questão da resistência. O dicamba é usado desde a década de 1940 no mundo inteiro. Esse novo OGM vai eliminar e controlar somente as ervas daninhas sem afetar a soja”, afirma a pesquisadora Maria Sueli Soares, uma das relatoras do estudo para liberação da soja na CTNBio.

A liberação comercial concede permissão para uso no meio ambiente, registro, transporte, consumo humano e animal, comércio (importação e exportação) da espécie. Segundo Soares, esse tipo de soja já teve aprovação para plantio e consumo em países como Japão, Estados Unidos e Canadá. Nos países da Europa é permitido o consumo “humano e animal em diversos países, mas não o plantio”.

Os outros dois itens liberados foram uma variedade geneticamente modificada de algodão e de um microrganismo, denominado Saccharomyces cerevisae, a ser empregado na produção comercial do etanol.