CTNBio aprova 11 novas pesquisas de culturas geneticamente modificadas

Este ano já foram liberadas 108 pesquisas de campoA Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nessa semana, em Brasília, mais 11 solicitações de liberação planejada no ambiente de culturas geneticamente modificadas. Neste ano, foram aprovadas 108 pesquisas de campo com transgênicos. Em 2007, foram 83. 

O órgão liberou a chamada liberação planejada – pesquisas em campo – para três variedades de milho, duas de arroz, três de soja, e uma variedade de algodão, citros e cana. Além delas, a comissão aprovou a exportação de 2,5 quilos de soja transgênica desenvolvida pela Embrapa à Monsanto, nos EUA. A CTNBio, que tem em seu corpo 11 ministros, é responsável pela deliberação de pedidos de pesquisa transgênica, importação e exportação dessas cultivares, assim como seu plantio comercial no país. 

Entre as variedades aprovadas estão o milho tolerante a herbicida e a insetos, da divisão Pionner Sementes, da DuPont do Brasil. O grupo também poderá iniciar pesquisas de campo com soja tolerante a herbicidas e também ao glifosato e a sulfoniluréia. 

A alemã Bayer obteve aprovação de liberação da variedade de algodão resistente a insetos e tolerante ao glufosinato de amônio. A Alellyx teve autorização de pesquisa para uma variedade de cana com maior teor de sacarose e outra para citros resistente à clorose variegada (amarelinho). A Basf poderá fazer pesquisas com arroz modificado para aumento de produtividade. E a Monsanto pesquisará milho resistente a insetos e tolerante ao glifosato. A Embrapa obteve aprovação para exportar uma variedade de soja transgênica tolerante a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas à Monsanto. 

Os representantes da Comissão voltam a se reunir, em Brasília, nos dias 10 e 11 dezembro.