Crise afeta suinocultores mas setor exporta em ritmo estável

Preço do suíno vivo pago ao produtor caiu 30% no mês de outubroA crise financeira está afetando os suinocultores. O preço do suíno vivo pago ao produtor caiu 30% no mês de outubro. Por outro lado, as exportações são estáveis, registrando aumento significativo.

Com a queda no preço do produto registrada nas últimas três semanas, a receita dos suinocultores deve ficar igual ou abaixo dos custos de produção, cenário parecido com o da crise que atingiu o setor há dois anos e uma das piores da história.

A quantidade exportada foi 3,6% menor. Em compensação, os preços tiveram alta em 2008 e os negócios para a indústria chegaram a US$ 1 bilhão, um aumento de 38,11% na comparação com o mesmo período do ano passado. A divergência entre os números provocou reação dos produtores.

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) exige que representantes da indústria façam um estudo sobre os custos de produção. A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) atribui essa diferença, em grande parte, à falta de crédito e estoques.

De acordo com a Abipecs, o governo deve investir na abertura de novos mercados, como o da Coréia do Sul. Como as negociações com o país asiático estão lentas, a entidade sugere que o Brasil busque uma solução junto à Organização Mundial do Comércio.