Diversos

Crédito encoraja pequenos produtores a comprar máquinas no Show Rural

Com esse estado de ânimo, montadoras já preveem crescimento de 10% nas vendas em 2019


As taxas de financiamento e programas de subsídios do governo atraem pequenos e médios produtores no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no interior do Paraná. O setor prevê crescimento de até 10% nas vendas em 2019. 

O investimento em uma colheitadeira de renome, premiada por exemplo, é de um R$ 1,5 milhão. Para financiar, tem crédito com uma taxa de no mínimo 7,5% ao ano, dependendo do banco.

Segundo o diretor comercial da Massey Ferguson, Eduardo Nunes, as condições para o investimento são as mesmas de 2018. O diretor prevê crescimento de 10% nas vendas em 2019.  
Nova call to action
Há uma expectativa boa para a renovação da frota. Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR), os sojicultores mantêm o interesse na compra de novas máquinas agrícolas, apesar dos problemas com a atual safra da soja.

mahindra trator máquina agrícola
Divulgação/Show Rural Coopavel

Os médios e pequenos produtores balanceiam as apostas nas vendas das montadoras com a produção em máquinas menores. No evento, um trator de 25 cavalos foi o grande destaque em um estande da Mahindra. A agricultora Noeli Morel Guedes ficou interessada no trator. “Seria ideal porque a gente tá virando terra manualmente”, diz.

As máquinas de até 80 cavalos entram em dois tipos de financiamento, com subsídio do governo federal, Pronaf e Mais Alimentos. Os juros são de 2,5%. O diretor geral da Mahindra, Jak Torretta, acredita que o prazo do crédito seja de dois meses no máximo, “mas esperamos que o governo libere mais dinheiro já, como promessa de incentivar a agricultura familiar”, diz.