Cooperativas apresentam 90 propostas no Congresso Nacional

Agenda Legislativa mostra conquistas legislativas do setor, bem como um panorama do setor brasileiroCerca de 90 proposições de interesse das cooperativas brasileiras serão apresentadas aos deputados e senadores do Congresso Nacional no próximo dia 11, quando a Organização das Cooperativas Brasileira lançará a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2009. A publicação, que conta com o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) apresenta ainda as conquistas legislativas do setor bem como um panorama do cooperativismo brasileiro hoje e os desafios aos congressistas para apresentação de

A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2009 destaca também as conquistas do movimento cooperativista junto ao Congresso Nacional no ano passado. São desafios que se transformaram em proposições e, atualmente, encontram-se em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Entre elas, conquistas relacionadas à arrecadação de tributos federais pelas cooperativas de crédito e a participação de cooperativas de trabalho em licitações públicas.

Em sua terceira edição, a Agenda Legislativa do Cooperativismo tornou-se um instrumento de articulação política com repercussão internacional. É um mérito que vem deste modelo diferenciado de organização e de manifestação: a representação cooperativa, destaca o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, na mensagem em que apresenta a publicação.

O lançamento da Agenda vai acontecer no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). Na ocasião, será eleita e empossada a nova diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que reúne 213 deputados federais e senadores, sendo o mais recente integrante o presidente do Senado, José Sarney.