Consultoria corta safra de soja da Argentina em 18%

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Fernada Farias/ Canal Rural

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam com preços mais altos nesta quarta-feira, dia 21. O mercado se manteve próximo do melhor patamar em sete meses, devido ao clima seco na Argentina, que deve persistir até o mês de março.

Com o estresse hídrico desde novembro, a safra da Argentina foi cortada em cerca de 10 milhões de toneladas e deve ficar em menos de 50 milhões de toneladas. A consultoria Agripac, por exemplo, cortou a safra argentina em 18%, quando comparado às estimativas iniciais, estimando a produção em 47 milhões de toneladas.

Além do mais, nesta próxima segunda-feira, 26, os chineses devem voltar do feriado de Ano Novo Lunar, que se iniciou no dia 16. A consultoria AgResource (ARC) espera que compras da oleaginosa sejam adicionadas, uma vez que os importadores e esmagadores da China não possuem grandes estoques ou coberturas de soja disponível para manter os suprimentos

Brasil  
No mercado brasileiro, as tradings entraram com força para fixação da safra nova. Os volumes movimentados mais expressivos foram registrados no Rio Grande do Sul, no Paraná e na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba).