Consultoria corta estimativa da safra de trigo na Europa

Condições climáticas não favoreceram o desenvolvimento do cereal, que deve permanecer com estoques altos no continente

Fonte: Gilberto Barros/Itapetininga (SP)

A consultoria Stratégie Grains cortou sua estimativa para a safra de trigo na Europa. A redução foi de 0,6 milhão de toneladas, chegando a 143,1 milhões de toneladas, após condições climáticas severas na Lituânia, Letônia e Polônia prejudicarem as plantações.

A estimativa de estoque final também sofreu um corte de 1,6 milhão de toneladas, para 16,9 milhões de toneladas, já que preços mais baixos do cereal levaram criadores de animais a optar pela ração de trigo em vez da derivada de milho, considerada mais cara.

“Essa configuração não favorece um aumento substancial de preços”, disse a Stratégie, em relatório. Amplos estoques e ritmo lento das exportações estão pressionado os preços do trigo europeu, apontou a consultoria.

Egito abre licitação para compra de trigo

O Egito abriu uma licitação para a compra de uma quantidade não revelada de trigo. De acordo com a Autoridade Geral para Fornecimento de Commodities do país (Gasc), o produto a ser adquirido terá como data de entrega o período entre 20 de fevereiro e 1º de março deste ano.

Principal importador mundial de trigo, o Egito comprou, no último leilão, realizado no dia 23 de dezembro, 120 mil toneladas do cereal, provenientes da Argentina.