Diversos

Glifosato: consulta pública da Anvisa tem 4.602 participações

Ao todo, foram registradas 11.239 respostas em um questionário de múltipla escolha respondido por 4,6 mil pessoas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira, dia 9, os resultados numéricos da consulta pública sobre o uso do defensivo glifosato, que foi encerrada nesta segunda-feira, 8. Ao todo, 4.602 fichas foram preenchidas, com maior participação dos brasileiros. Contribuições da Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Portugal também foram feitas.

Um levantamento feito pelo Canal Rural com os números da Anvisa indicou que, de um total de 11.239 respostas de múltipla escolha, 19% defendem a manutenção do herbicida com ou sem restrições e 81% defendem a proibição do glifosato. A agência questionava se o participante era a favor da manutenção do uso do glifosato no Brasil com restrições.

Procurada pelo Canal Rural, no entanto, a Anvisa informou que, por experiência de consultas anteriores, muitas respostas são consideradas sem valor técnico, já que fogem do tema proposto pela entidade.

Durante o processo, a Anvisa recolheu sugestões para alterações do registro do produto e questionou “qual era a opinião sobre o texto em discussão“. Confira o resultado:

  • Concordo: 25,47% (1.218 pessoas)
  • Concordo parcialmente: 21,01% (967)
  • Discordo integralmente: 41,59% (1914)
  • Discordo da necessidade de regulamentação: 10,93% (503)

A Anvisa indicou que, neste primeiro momento, essa pergunta reflete um posicionamento mais realista dos participantes da consulta.

O formulário também questionou como a pessoa gostaria de contribuir com a consulta. Somente 2.140 pessoas responderam, e a maioria delas (95,93%) disse que gostaria de deixar um comentário geral, enquanto o restante (4,07%) informou a intenção de apresentar argumentos, justificativas ou evidências, relacionados ao risco de danos à saúde das pessoas.

Com o prazo da consulta pública encerrado, a Anvisa deve analisar e consolidar as sugestões enviadas. A partir disso, outras discussões técnicas poderão ocorrer. Depois disso, a diretoria colegiada da entidade faz a deliberação final. Confira os resultados da consulta pública.