Conselho Monetário Nacional se reúne para definir meta de inflação para 2010

Órgão decide também a TJLP do terceiro trimestre deste anoO Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne nesta segunda-feira, dia 30, para definir a meta de inflação para 2010. Neste ano e ano que vem, o Índice de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) deve ficar em 4,5%, com margem de erro de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

A reunião do Conselho é realizada em meio a sucessivos aumentos nas previsões de inflação. Para este ano, as expectativas de analistas de mercado colocam o IPCA bem próximo do teto da meta, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central. O cálculo da meta considera o custo de vida das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos do Distrito Federal, Goiânia, Belém Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesta segunda-feira, o Conselho Monetário Nacional define também a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar no próximo trimestre. A taxa, que está em 6,25% desde julho do ano passado, é calculada com base na meta de inflação e o Risco Brasil. A TJLP é utilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o setor produtivo.