Diversos

Conselho escolhe nome do novo presidente da Embrapa

Sebastião Barbosa, ex-chefe da Embrapa Algodão e pesquisador aposentado, aguarda agora aprovação da Casa Civil para nomeação efetiva

Sebastião Barbosa
Foto: Embrapa

O Conselho de Administração da Embrapa (Consad) escolheu o nome de Sebastião Barbosa para ser o novo presidente da estatal. Engenheiro agrônomo e pesquisador aposentado da empresa, foi chefe da Embrapa Algodão e tem experiência internacional, com representações junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A indicação foi enviada nesta terça-feira, dia 18, pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para aprovação da Casa Civil. A expectativa é que a nomeação seja oficializada no início do próximo mês, e a posse realizada logo após o fim do mandato de Maurício Lopes, que vai até 12 de outubro.

A informação foi confirmada pelo presidente do Consad e secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Eumar Novacki. Segundo ele, a experiência internacional de Sebastião Barbosa pesou na concorrência com as outras 15 pessoas que se candidataram ao cargo.

Novacki também destacou o currículo acadêmico e profissional do pesquisador e sua intenção de aproximar as entidades do setor produtivo à Embrapa. “O que pesou na escolha do candidato, além de buscar entender a visão dele de agricultura, pecuária, da Embrapa e do futuro do Brasil, buscamos ver qual seria a interlocução desse candidato com as entidades do setor, porque queremos alguém que dialogue com o setor produtivo e permita a aproximação das entidades com a Embrapa”,

O secretário-executivo do Mapa ainda salientou o aval do presidente Michel Temer para o processo de seleção do novo comandante da estatal, e garantiu que a escolha foi blindada de pressões externas. “Foi a primeira vez que o processo aconteceu nos moldes da nova Lei das Estatais. No passado, a escolha do novo presidente da Embrapa era um ato do presidente da República, agora é do presidente do Conselho de Administração. Temer nos deu total liberdade para agir e escolher um nome técnico e que atendesse aos anseios do setor produtivo e às expectativas da Embrapa. O presidente nos blindou das pressões políticas e partidárias. Não aceitamos interferências políticas, partidárias nem de classe”.

A análise da indicação segue para a Casa Civil, que vai avaliar se Sebastião Barbosa cumpre todos os requisitos previstos na Lei das Estatais. Com o aval, o Conselho de Administração publicará um ato de nomeação no Diário Oficial da União. A expectativa é que isso ocorra na primeira quinzena de outubro. O mandato do atual presidente, Maurício Lopes, termina no dia 12 do próximo mês. A posse pode ser a partir do dia 15. Caso aprovado, Barbosa vai comandar a Embrapa pelos próximos dois anos, podendo ser reconduzido ao cargo por até três vezes consecutivas.

Processo de seleção

Este foi o primeiro processo de seleção para presidente da Embrapa sob as regras da nova Lei de Estatais. Eumar Novacki afirmou que houve o máximo de transparência na divulgação e escolha dos nomes.

Dezesseis pessoas se candidataram. Delas, foram selecionadas três para avaliação final: Sebastião Barbosa, que acabou sendo o escolhido do Consad; Luís Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura; e Cléber Soares, atual diretor da Embrapa.