Diversos

Conheça Winston, um galo terapeuta com certificado profissional

O animal faz o seu trabalho com crianças, idosos e doentes em estado terminal. Veja como ele conseguiu se "profissionalizar" e ser um pioneiro na atividade

Foto: Hannah Weiberg/divulgação

A partir do momento em que ele veste sua bandana vermelha, ele está pronto para confortar as pessoas com dor. Mas um “detalhe” chama a atenção neste terapeuta : ele é um galo.

Winston, no entanto, não é um galo qualquer. Ele é o primeiro a receber um credenciamento oficial da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Segundo publicação do site norte-americano Modern Farmer, o animal é o primeiro “galo terapeuta” do país, que conseguiu o feito após receber o certificado da médica-veterinária Christine Pappas.

Winston conquistou essa habilidade por ter sido criado como um animal doméstico, na família Bontempo, e ter tido ao longo da vida o contato com humanos. Durante uma feira local, ele virou atração entre os convidados ao receber carinho e interagir com pessoas que ele nunca viu. Foi neste momento que o potencial dele foi observado.

Os mercados, incluindo o famoso Cleveland Flea (“mercado de pulgas” de Cleveland), se tornaram o campo de treinamento de Winston. Essa experiência evoluiu para testes de certificação para avaliar como Winston lidava com estímulos externos e como lidava com crianças, pessoas com autismo e pessoas mais velhas.

Foto: Hannah Weiberg/divulgação

 

Foto: Hannah Weiberg/divulgação

Durante dois anos, ele passou pelo treinamento até receber a certificação de uma ave terapêutica. Durante esse período, Winston foi chamado a pedido de uma mulher em um hospital com câncer em estágio terminal. Scott D. Petersen, coordenador de tratamento de dor de internação lutou para que isso acontecesse.

A paciente foi levada para uma sala onde Winston foi gentilmente colocado na dobra do braço, acariciando suavemente a mulher e aninhada ao lado dela. “Embora esta paciente estivesse perto da morte e tivesse dificuldade em se comunicar, a mudança em seu comportamento e características faciais era óbvia e marcante”, descreveu Petersen. “Um rosto cheio de dor e sofrimento ficou relaxado por cerca de uma hora”, completou.

A predisposição terapêutica parece estar presente em toda a família de Winston. O irmão mais novo da ave, Theodore, acaba de fazer o teste de certificação, e seu filho Muffin estreou no Cleveland Flea em agosto.

Vídeo de galo gigante faz sucesso na internet