Conheça a tecnologia que analisa solos em apenas 30 segundos

A ferramenta permite verificação simultânea de dezenas de parâmetros físicos e químicos de forma não destrutiva, econômica e precisa

Fonte: Pixabay

Uma tecnologia de análise de solos tem revolucionado o mercado no Brasil. Com o nome de SpecSolo, a ferramenta desenvolvido pela Embrapa Solos em parceria com a iniciativa privada tem a vantagem de analisar as amostras de solo de forma não destrutiva, rápida, econômica e precisa.

De acordo com o cientista André Marcelo de Souza, a verificação acontece em apenas 30 segundos. Além disso, a ferramenta dá acesso a dezenas de parâmetros físicos e químicos de fertilidade do solo e é feita por luz infravermelha.

O pacote tecnológico atende pequenos, médios e grandes produtores. Os agricultores familiares, que ocupam áreas mais distantes das grandes cidades, vêm recebendo atenção especial pelo importante papel social que a tecnologia apresenta e que contribui, de forma decisiva, no aumento da produtividade.

“Com o SpecSolo o agricultor familiar vai ter fácil acesso a análise de fertilidade do solo da sua propriedade e recomendação agronômica. Essa ação social pode ajudar diretamente no aumento da sua renda familiar”, destaca Souza. Segundo ele, na primeira fase de comercialização da tecnologia será analisado o carbono orgânico do solo e granulometria (areia, silte e argila)..