Conheça as principais doenças que atingem aves

Produtores podem se precaver ao conhecer vírus e bactérias que afetam a criaçãoVocê sabia que a coriza infecciosa e a gripe aviária possuem sintomas semelhantes mas afetam as aves de formas diferentes? Pensando em ajudar os criadores a distinguir as patologias, o Canal Rural listou as principais doenças que acometem os animais.

Doença de Newscastle

Causada pelo Vírus da Doença de Newcastle (NDV), a enfermidade preocupa também devido ao impacto na economia, já que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. A patologia atinge tanto aves domésticas quanto silvestres. Em alguns países, é considerada endêmica, o que gera embargos econômicos nas regiões produtoras. Ela é facilmente confundida com outras doenças, por isso é necessário que um médico veterinário seja procurado em caso de suspeita.

Salmonelose

A salmonelose é provocada por bactérias e causa três tipos de doença: pulorose, tifo aviário e paratifo aviário. As enfermidades podem acometer as aves em qualquer idade, sendo mais comuns em jovens. A alta densidade de alojamento de animais aves favorece a instalação, multiplicação e disseminação de agentes patogênicos. Atualmente, as enfermidades são razoavelmente controladas por vacinação e monitoramento.

Laringotraqueíte infecciosa

A laringotraqueíte infecciosa é uma doença viral aguda do trato respiratório das galinhas e pode causar grandes perdas econômicas devido à alta taxa de mortalidade. Embora seja controlada em muitos países, podem ocorrer surtos esporádicos. O vírus entra na ave pela via respiratória e se replica na laringe, na traqueia e nos pulmões. Os sinais clínicos aparecem de seis a 12 dias após o contágio e as manifestações podem variar de uma infecção grave a formas mais brandas.

Coriza infecciosa

A enfermidade é bastante comum no Brasil e afeta aves de qualquer idade e linhagem. Entre os sinais clínicos estão: corrimento nasal, catarro, conjuntivite, edema ao redor dos olhos; em alguns casos, ocorre o fechamento das pálpebras e até a destruição do globo ocular. As aves diminuem a postura e ficam com as asas caídas. A ocorrência é mais comum no outono e o diagnóstico é difícil. Além do manejo adequado, para prevenir é recomendado adquirir aves sem problemas respiratórios e de diferentes faixas etárias.

Bronquite infecciosa

É uma doença viral aguda e altamente contagiosa que afeta galinhas em todas as idades . A bronquite atinge além do trato respiratório, os rins e aparelho reprodutivo das aves. O vírus está presente em todos os países do mundo.

Gripe aviária

No Brasil, não existem casos da doença, porém os produtores se mantêm em alerta. A enfermidade é o nome dado a uma variedade do vírus influenza, o H5N1, hospedado por aves, mas que pode infectar os mamíferos. Hoje, a doença está concentrada no sudeste asiático, mas existem casos na Turquia, Romênia e Inglaterra. Além de preocupar os órgãos oficiais de saúde pública, a gripe aviária já trouxe inúmeros prejuízos na economia mundial.