Conheça cinco formas de melhorar o rebanho leiteiro

Veja dicas importantes de criação, tecnologia e sustentabilidade para o gado de leiteEspecialmente aos criadores de gado leiteiro e telespectadores do programa Via Láctea, o Canal Rural separou cinco programas para auxiliar na criação, desempenho, monitoramento e sustentabilidade do rebanho.

Criação

Para os criadores que querem melhorar o rebanho através de inseminação artificial, os parâmetros principais que ajudam na escolha do gado para o melhoramento genético são os dados de produção e o histórico de saúde do animal. Conhecer o perfil linear do animal também é importante. O melhoramento genético torna o gado mais saudável, aumenta a produção de leite e traz mais rentabilidade. Clique no primeiro vídeo do box ao lado e conheça a história de produtores que já utilizam essa técnica.

A qualidade da pastagem é muito importante no cuidado das vacas leiteiras, é o que garante o bom desempenho da produção e oferece melhorias para as proteínas e gorduras do leite. Confira no segundo vídeo como funciona esse sistema no principal país produtor de leite, a Nova Zelândia.

Tecnologia

Um software de monitoramento para rebanho leiteiro permite o gerenciamento da produtividade da propriedade: a eficiência da produção, pontos chaves para melhorar os índices na propriedade, facilitador de dados sobre as vacas prenhes, dados de manejo do rebanho, etc. Veja como funciona no terceiro vídeo do box ao lado.

A ordenha automatizada permite o trabalho com 900 vacas em apenas duas horas. Além disso, ajuda a reconhecer com detalhes as informações essenciais de cada vaca, como dados de inseminação artificial. Essa técnica é utilizada por muitos produtores na Nova Zelândia, veja o porquê no quarto vídeo.

Sustentabilidade

O respeito ao meio ambiente também é um assunto muito importante, relacionado à criação do gado de leite. As dicas também vêm dos produtores da Nova Zelândia, onde as boas práticas garantem um desenvolvimento mais sustentável das propriedades. Veja como isso é feito no último vídeo da seleção.