IV Congresso Sul Brasileiro Avicultura, Suinocultura e Laticínios é lançado no Rio Grande do Sul

Avisulat 2014 ocorre em novembro na Capital gaúcha e vai debater os principais avanços e desafios dessas cadeias produtivasNo Rio Grande do Sul, os setores de avicultura, suinocultura e laticínios passam por um momento otimista. Nesta quinta, dia 27, em na Capital Gaúcha, foi realizado o lançamento do Avisulat 2014. O evento ocorre entre os dias quatro e seis de novembro de 2014, em Porto Alegre, e deve debater os principais avanços e desafios dessas cadeias produtivas.

Em 2013, o agronegócio foi responsável por pelo menos um terço da economia do Rio Grande do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho teve aumento de quase 6% de acordo com o levantamento da Fundação de Economia e Estatística do Estado. Os dados e a boa perspectiva para a colheita de grãos cultivados no verão apontam novos recordes na safra e animam os organizadores da Avisulat, que pela primeira vez será realizado em Porto Alegre.

No ano passado a suinocultura gaúcha movimentou US$ 409 milhões e exportou 160 milhões de toneladas do produto. A abertura de novos mercados está entre os principais desafios deste ano para a cadeia sunícola.

No evento, o setor leiteiro vai debater a segurança e a qualidade do leite produzido no Estado, que enfrenta problemas desde o ano passado, quando fraudes foram detectadas pelo Ministério Público Estadual (MPF). Substâncias prejudiciais à saúde, como o formol, foram encontradas em testes de fiscalização. Segundo o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), a cadeia vai precisar avançar ainda mais na questão da qualidade. A entidade defende que o produto produzido no Estado é seguro e reivindica mudanças nas regulamentações.