Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Debates importantes serão travados em Brasília e o ministro da Agricultura volta após missão na Ásia

Fonte: Pixabay

A semana será movimentada em Brasília, com diversos debates sobre o futuro da agropecuária nacional. Deputados devem votar o projeto de lei que regulamenta o rodeio como atividade cultural logo no início da semana e, na quarta-feira, senadores debatem avanço do plantio da soja no Pantanal. Confira esses e outros destaques na agenda da semana:

Terça-feira, 20/09

Dia 20 de setembro é a data limite para que os produtores do Distrito Federal e algumas regiões de Goiás e Minas Gerais eliminem as plantas vivas de feijão. É o início do vazio sanitário, que busca combater a mosca branca e o vírus do mosaico dourado nas lavouras. O preço atrativo do grão fez com que alguns agricultores da região apostassem na cultura mesmo depois da janela ideal de plantio, o que pode acarretar em infrações agora. As fiscalizações já devem começar na terça-feira.

Está para se confirmar também a reunião do colegiado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que pode decidir sobre a proibição ou não do uso do herbicida Paraquate no Brasil. A agência já publicou um relatório recomendando o banimento do produto, com base em um estudo europeu que relaciona o uso de Paraquate ao Mal de Parkinson. O setor agrícola espera que haja a liberação com a flexibilização do uso, dentro dos parâmetros sanitários.

10h – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne na Câmara dos Deputados para votar requerimentos e projetos de lei. Dentre eles, está o PL 213/2015, que “regulamenta o Rodeio como atividade da cultura popular e dá outras providências”. O relator é o deputado Rodrigo Martins (PSB/PI) e o parecer é pela aprovação.

14h – Será realizada em Brasília reunião da Câmara Setorial de Culturas de Inverno. A pauta ainda não foi divulgada.

Quarta-feira, 21/09

09h – A Conab anuncia o 9º Boletim de Produtos Hortigranjeiros, na sede da Companhia, em Brasília.

9h30 – A Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal realiza audiência pública interativa para debater o avanço do plantio da soja no Pantanal. Entre os convidados, estão representantes do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul.

10h – A Câmara Setorial do Algodão se reúne em Brasília, na sede da Abrapa, em Brasília.

10h – A Câmara Temática de Agricultura Orgânica tem reunião agendada na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.

17h – A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) renova termo de cooperação com a Embrapa para formação e capacitação de lideranças e trabalhadores em diversos assuntos voltados ao mundo agro, como desenvolvimento rural e agroecologia. A solenidade acontece na sede da Contag, em Brasília. 

Quinta-feira, 22/09

09h – A Conab anuncia o 3º Levantamento da Safra de Café 2016, na sede da Companhia, em Brasília.

09h – A Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura se reúne em Brasília. Na pauta, discussões sobre a Instrução Normativa nº 32 do Ministério da Agricultura, a respeito de procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes ou peças de madeira. Outro item é o granoduto e o transporte de granéis agrícolas em novo processo. Estudos sobre projetos de lei em tramitação no Congresso e sobre a importação de fertilizantes completam a lista de debates.

Sexta-feira, 23/09

09h – A Câmara Setorial do Cacau se reúne em Belém/PA.

Domingo, 25/09

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, volta da sua Missão da Ásia. Maggi e sua comitiva já visitaram cinco países dos que estavam programados e agora restam, para esta semana, somente a Malásia e a Índia. Na última sexta-feira, o ministro anunciou a abertura de mercados do Brasil ao Vietnã para comercialização de carnes de aves, suínos e bovinos.