Confira a agenda do agronegócio com os eventos mais importantes da semana

Presidente interino deve sancionar medida que prorroga prazo para a realização do CAR para todos os agricultores até 2017

Fonte: Pixabay

Segunda-feira, dia 13
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, de 13 a 16 de junho, em Luziânia (GO), a 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos (as). O evento deve reunir mil idosos de todos os estados do país com o objetivo de valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no movimento e na construção de políticas e direitos para o povo do campo.

Terça-feira, dia 14
O presidente interino Michel Temer deve sancionar a Medida Provisória 707/2015 que prorroga o prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os agricultores até 31 de dezembro de 2017. A proposta também prevê a renegociação de dívidas de produtores nordestinos e o refinanciamento de caminhões.

14h – A Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos se reúne em Brasília (DF) para discutir desafios da cadeia produtiva no Sul, Sudeste e Nordeste do país e a produção de leite de ovinos. 

14h30 – A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa uma nova lei de defensivos para o país realiza audiência pública para debater a Política Nacional de Defesa Vegetal. Vão participar do debate o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, Adriano Risemberg, do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária, e Regina Sugayama, diretora da Agropec Consultoria.

14h30 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados recebe lideranças do setor produtivo do tabaco para debater a posição do Brasil na 7ª Conferência da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (COP 7) e a situação atual dos produtores. Estão confirmados para o debata Tânia Maria Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, Romeu Schneider, secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Carlos Galant, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Fumo (Abifumo) e Iro Schünke, presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco (Sinditabaco).

14h30 – Está marcada a leitura, discussão e votação do relatório do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) ao projeto que altera a Lei de Proteção de Cultivares. Na última quarta-feira, dia 8, o parlamentar apresentou o parecer à Comissão Especial que analisa o tema, mas a reunião foi encerrada. Há expectativa de que seja pedida vista ao projeto, o que deve adiar mais uma vez a votação da matéria. Entidades representativas de produtores e empresas de melhoramento genético de sementes ainda divergem sobre o texto.

Quarta-feira, dia 15
9h 
– A Câmara Setorial do Tabaco se reúne para discutir os gargalos do setor. O encontro será no Ministério da Agricultura, em Brasília (DF). A pauta ainda não foi divulgada.

10h – A Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel se reúne para discutir os gargalos do setor. O encontro será no Ministério da Agricultura, em Brasília. A pauta ainda não foi divulgada.

14h – A Câmara Setorial de Florestas Planatadas se reúne para discutir diversos temas referentes à cultura. O encontro será em Palmas (TO). A pauta inclui debates sobre a PEC 65, que flexibiliza o processo de licenciamento ambiental, esclarecimentos sobre a flexibilização da legislação que proíbe estrangeiros de compras de terras no Brasil, riscos fitossanitários para a agricultura brasileira decorrentes da importação irregular de turfa de esfagno, Instrução Normativa para a vespa da madeira, registro de defensivos agrícolas para florestas plantadas e a taxa de cadastro de fiscalização ambiental.

Quinta-feira, dia 16
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilão de 770 toneladas de fécula e 315 toneladas de farinha de mandioca, além de 120 toneladas de arroz. As mercadorias podem ser adquiridas por qualquer interessado e estão estocadas em armazéns da Conab em Campo Grande (MS), Colatina (ES) e Formoso do Araguaia (TO). Com exceção do arroz, os demais serão oferecidos ensacados.  O preço por quilo, sem ICMS, será divulgado com antecedência de até dois dias úteis da data de realização do leilão.

Sexta-feira, dia 17
9h
 – O setor produtivo de cacau vai ser reunir em Ilhéus (BA) para debater a revitalização da Comissão Executiva da Política da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, e de toda a cacauicultura no sul da Bahia.