Concurso de carcaças angus expõe o potencial da raça em Mato Grosso do Sul

Concurso reuniu mais de 700 animais, de 17 criadores da regiãoAssociação Brasileira de Angus realizou no dia 31 de outubro, em Bataguassu (MS), o maior abate técnico da raça já conduzido no Brasil. O "1° Concurso de Carcaças Angus MS - O Show da Qualidade Não Para" reuniu na unidade do frigorífico Marfrig mais de 700 animais, de 17 criadores da região.

– Iniciar um evento como este, como tal volume, demonstra o tamanho do potencial da raça Angus no Brasil central – afirma o Gerente Nacional de Fomento do Marfrig, Gustavo Martini.

O destaque do evento, porém, não se restringiu ao grande volume de animais inscritos. A qualidade dos lotes que passaram pela planta de abate também foi destacada pelos jurados da prova.

– Os animais machos que vimos aqui apresentaram excelente padrão racial e de terminação de carcaça. São muito superiores aos padrões que costumamos ver o dia a dia – avalia o supervisor da Angus para os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, Diegho Henrique Biondo Ribeiro.

As características do lote Grande Campeão entre os machos, inscrito pela Agropecuária Maragogipe representam o comentário do jurado. O grupo de animais superprecoces, com idade variando entre 12 e 14 meses, registrou média de peso de 363 quilos de carcaça (muito acima da apresentada pelos demais), e acabamento de gordura uniforme (padrão desejado pela indústria frigorífica).

Rede de informações

Além de salientar o potencial que os animais obtidos através de cruza da raça têm em obter peso de adulto com apenas um ano de idade,  Wilson Brochmann, diretor-executivo da empresa  Maragogipe,  destacou a importância do concurso na medida em que promove o encontro de produtores para a troca de experiências:

– Trata-se de um passo importante. O início de uma tradição que vai permitir a trocar de informações cada vez maior, o que é importante para a melhoria da carne produzida na região – diz.

O mesmo salienta Martini, do Marfrig, que reitera a importância do concurso na medida em que cria uma rede de troca de informações entre os pecuaristas da região e também permite que a indústria sinalize para esses produtores quais padrões de carcaças o mercado procura.

O gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, faz coro a ambos e adiciona o fato de que os resultados obtidos no concurso mostram para todos os produtores até onde eles podem chegar e o que têm de fazer para atingir os mesmo resultados.

– O concurso aponta em quem a produção tem de se espelhar para melhorar seus resultados e entregar o que o programa preconiza, que é a carne de alta qualidade – afirma.

– Os produtores de Mato Grosso do Sul mostram para o mercado a sua capacidade de produzir e terminar animais de alta qualidade, algo que no Estado é considerado um problema. Ou seja, temos aí a sinalização de que pode haver uma quebra de paradigma – afirma o supervisor técnico do programa de fomento Angus do Marfrig, Tito Rubens Mondadori.

O supervisor da Angus para os Estados de Mato Grosso e Goiás, Maychel Carvalho Borges, que também julgou as carcaças do concurso, afirma o mesmo:

– Vimos no concurso lotes terminados a pasto com qualidade similar ou superior à de animais confinados. Foi um bom comparativo, que mostra o também potencial dos animais meio sangue terminados a campo.

Além da Agropecuária Maragogipe, que teve o lote grande campeão entre os machos e reservado de campeão entre as fêmeas, foram vencedores do concurso também a Ventura S/A (Grande Campeã Fêmea) e Nelson Krause (Reservado de Campeão Machos).