Conab prevê safra de feijão 3% maior e aumento da área plantada no Paraná

Produtores mantém lavoura cultivada no ciclo anterior com medo de baixa nos preçosA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra 2008/2009 de feijão será 3% maior do que a passada e prevê aumento da área plantada com a leguminosa. Apesar desse cenário, muitos produtores preferem manter a mesma lavoura, preocupados com uma provável baixa nos preços em razão do aumento de produção.

O produtor Sérgio Komura plantou 250 hectares de feijão em Tamarana, no norte do Paraná ? o mesmo em relação à safra passada. Ele diz que para tomar a decisão avaliou o preço da saca este ano e a notícia de aumento de área para a próxima colheita. Reduziu a quantidade de adubo que, garante, consome até 40% do custo de produção do grão e sabe que a produtividade será menor, mas calcula que seu risco de prejuízo também caia.

O Paraná é o maior produtor nacional de feijão. Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Estado, na safra 2008/2009 devem ser plantados 352 mil hectares. A estimativa de colheita é de 596 mil toneladas. O Estado deve contribuir com 23% das 3,6 milhões de toneladas que a Conab prevê que sejam colhidas nesta safra.

Muitos produtores do Paraná esperam preços acima do mínimo de R$ 80 a saca, estabelecido pelo governo federal. Especialmente porque, em final de ano, a oferta diminui. É quando se colhe a menor das três safras do país.