Diversos

Conab diz que não consegue contratar caminhoneiros autônomos

Segundo essa determinação, a entidade deveria ter uma reserva de 30% das vagas para a categoria mas, por enquanto, a Conab não obteve êxito no processo

Uma Medida Provisória assinada pelo presidente Michel Temer no dia 27 de maio após a greve dos caminhoneiros previa uma contratação de caminhoneiros autônomos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo essa determinação, a entidade deveria ter uma reserva de 30% das vagas para a categoria mas, por enquanto, a Conab não obteve êxito no processo.

A Conab disse, por meio de nota, que no dia seguinte à publicação da Medida Provisória divulgou uma chamada pública ofertando a contratação de frete para 26 mil toneladas de milho em grãos aos transportadores autônomos por meio de cooperativas, entidades sindicais ou associações.

“O quantitativo estipulado correspondeu a 30% da quantidade efetivamente contratada no ano de 2018. A ação foi encerrada dentro dos prazos estipulados no cronograma da chamada e apenas uma cooperativa demonstrou interesse, a qual, entretanto, não atendeu aos critérios do edital para habilitação”, disse a Conab.

Outra tentativa de contratação foi realizada no dia 13 de junho, visando atender ao Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Segundo a entidade, a quantidade ofertada foi de pouco mais de 43 mil toneladas e os interessados puderam enviar documentação até o último dia 29.  No entanto, não houve interessados.

A União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) disse que houve uma falha na negociação, que não teria envolvido a entidade. De acordo com o grupo, o número de cooperativas é muito pequeno quando comparado ao de empresas de transporte.