Conab anuncia retomada de Pepro de trigo para PR e RS

Incentivo será para venda e escoamento de 50 mil toneladas da safra 2014/2015A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou nesta sexta, dia 23, que irá realizar, na próxima quinta, dia 29, quatro leilões para venda de cerca de 60 mil toneladas de arroz em casca dos estoques públicos e retomará os leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para trigo, com incentivo para venda e escoamento de 50 mil toneladas da safra 2014/2015 do Paraná e Rio Grande do Sul.

Também será ofertado na mesma data prêmio para venda e escoamento de 4,4 mil toneladas de borracha natural estocada nos Estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.

No caso do arroz serão quatro leilões para venda de cerca de 60 mil toneladas de arroz em casca. O cereal, das safras 2008/2009 e 2010/11, foi produzido no Rio Grande do Sul e faz parte dos estoques públicos do governo federal, vinculados à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que o objetivo é assegurar oferta ao mercado no período final da entressafra, momento em que os valores de comercialização superam o Preço de Liberação de Estoques (PLE), estabelecido pelo governo federal de R$ 33,45 por saca de 50kg.

Segundo o ministério, o produto está estocado a granel em armazéns de terceiros credenciados pela empresa no RS. A operação está sendo realizada para atender a política de abastecimento e de preços de mercado mantida pelo governo.