Comunidades ribeirinhas comemoram resultado de pesca controlada de pirarucu

Foram retiradas aproximadamente 3,5 toneladas da espéciePescadores das comunidades ribeirinhas Viva Bem e São João do Araçá, a cerca de 180 quilômetros de Manaus, vão garantir um lucro extra para suas famílias. Eles participaram essa semana da pesca manejada (controlada) de pirarucus em Itacoatiara (AM).

Depois de realizar a contagem e a retirada de aproximadamente 3,5 toneladas de pirarucus do lago Babaçu, localizado nas proximidades do rio Arari, os pescadores comercializaram o produto no mercado municipal de Itacoatiara.

Toda atividade está sendo acompanhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), da Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Estado do Amazonas.

Desde 2006, 60 pescadores dessas comunidades recebem orientação para entender como ocorre o ciclo de vida dos pirarucus ? uma das espécies pesqueiras do Rio Amazonas ameaçadas de extinção. O objetivo é garantir que a pesca da espécie seja realizada de forma a não prejudicar os períodos de reprodução e o desenvolvimento dos peixes.

A primeira pesca manejada em Itacoatiara resultou na retirada de apenas 24 peixes, o equivalente a uma tonelada. Em 2007, segundo dados do Ceuc, foram pescados no local 550 pirarucus. Este ano, o número de peixes autorizados para pesca subiu para 650. A pesca de 2008 no município foi realizada entre as últimas terça, dia 18, e quinta, dia 21.