Comunidade quilombola será orientada sobre vacinação contra febre aftosa

Objetivo é mostrar a importância da vacinação e orientar quanto a forma adequada de vacinarEm continuidade às atividades da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que acontece neste mês, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) visitaram, nessa semana, a comunidade quilombola de Alegre, no município de Itaguaçu da Bahia, a 545 quilômetros de Salvador, na microrregião de Irecê. O objetivo é mostrar a importância da vacinação e orientar quanto a forma adequada de vacinar.

Ainda dentro das ações de sanidade animal desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio do Programa Sertão Produtivo, uma unidade móvel estará na localidade de quilombolas realizando cadastramento e o controle da saúde do rebanho de caprinos e ovinos.

Conscientização do combate à febre aftosa, práticas de vacinação, raiva dos herbívoros e utilização dos equipamentos proteção individual (EPI) serão alguns dos temas abordados ao longo do dia. Os agricultores familiares também assistirão a peças teatrais e palestras sobre temas relacionados à defesa agropecuária.

Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, a meta é vacinar a totalidade do rebanho baiano, garantindo a manutenção da Bahia como zona livre de aftosa com vacinação.

? Este status sanitário possui reconhecimento internacional, permitindo ao estado a exportação de produtos vegetais e animais, além de material de multiplicação animal (sêmem e embrião) de bovinos e bubalinos para os mais diversos países ? enfatiza Santana.

Ele acentua que essa condição também possibilita a participação do rebanho baiano em eventos pecuários em todo país e até fora dele.

Unidade móvel do Sertão Produtivo percorre semi-árido baiano
O superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, explica que a unidade móvel do Sertão Produtivo tem como objetivo percorrer a região do semi-árido baiano, oferecendo serviços de prevenção a doenças que acometem a ovinocaprinocultura.

O programa conta com a participação de diversos órgãos da secretaria, dentre eles, a Adab, no que diz respeito à sanidade. O cadastramento é pioneiro no estado e tem como finalidade saber o efetivo do rebanho de caprinos e ovinos na Bahia.