Comercialização de café chega a 71% no Brasil, estima Safras & Mercado

Segundo o consultor Gil Barabach, a negociação da safra não evoluiu muito no último mês porque o produtor seguiu em postura defensiva

Fonte: Pixabay

A comercialização da safra de café do Brasil 2017/18 chegou a 71% até o dia 17 de janeiro. O dado faz parte de levantamento da consultoria Safras & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em cinco pontos percentuais.

As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 78% da safra 2016/2017 estava comercializada até então. No entanto, a comercialização está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 70% para esta época.

Com isso, já foram comercializadas 35,71 milhões de sacas, tomando-se por base a estimativa da Safras, de uma safra 2017/2018 de café brasileira de 50,45 milhões de sacas.

Segundo o consultor Gil Barabach, a comercialização da safra de café não evoluiu muito no último mês porque o produtor seguiu em postura defensiva.  “Os baixos preços acabaram afastando os vendedores, e a nova queda agora em janeiro o frustrou ainda mais, já que estavam apostando na virada do ano para uma mudança no comportamento do mercado”, disse Barabach.

De acordo com ele, o fato é que o cenário global, de abastecimento tranquilo para o comprador, impede uma reação nas cotações internacionais do café, e no cenário doméstico também. “Alguns produtores, mais curtos de caixa, já começaram a mudar a atitude, voltando a sondar o mercado a procura de alguma oportunidade. Mas no geral, os negócios seguem lentos”, completou o analista.