Começa a maior feira de tecnologia do Centro-Oeste

Tecnoshow Comigo espera movimentar R$ 2 bilhões e levar mais de 110 mil pessoas a Rio Verde (GO)

Fonte: Divulgação

Começou nesta segunda a Tecnoshow Comigo, maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro. Mais de cem mil pessoas são esperadas no evento em Rio Verde, sudoeste de Goiás, e polo regional agropecuário.

No coração do cerrado goiano, mais de 40 mil metros quadrados abrigam 550 expositores. Fabricantes de máquinas agrícolas, de insumos, veículos de transporte de cargas e instituições financeiras são participantes da edição 2018 do evento, que deve movimentar quase R$ 2 bilhões.

“A maioria é formada por máquinas e equipamentos. Uma parte grande é ocupada por insumos, sementes. E tem também caminhões, carros, utilitários. Além de máquinas e equipamentos em geral, a parte de pecuária de corte e de leite terá venda de rebanho aqui dentro da feira”, diz Antônio Chavaglia, presidente da Comigo.

Esta é a 17ª edição da feira, realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano. A cooperativa surgiu na década de 1970, para melhorar a comercialização do arroz e milho. De lá pra cá, a cooperativa cresceu, e hoje apoia a armazenagem da produção e beneficiamento da soja, além de facilitar negociações com fornecedores de máquinas e insumos.

“O que vem antes da cooperativa é o cooperado, a cooperação. É a capacidade de as pessoas acreditarem umas nas outras e acreditarem nos seus líderes e nas grandes bandeiras. A Comigo é o resultado desse acreditar coletivo”, afirma Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

A edição 2018 da Tecnoshow Comigo começou nesta segunda, dia 9, e se estende até sexta-feira, dia 13. Mais de 110 mil pessoas devem passar pela feira, movimentando a economia de Rio Verde, município com o quarto maior PIB do estado, impulsionado pelo agronegócio.

“A cidade toda para. Ao deixar a feira no final, os 560 expositores já alugam todo o espaço para que possam estar no ano que vem. O impacto é muito bom na cidade, com hotéis e bares lotados”, diz Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde. “Impacto inclusive na arrecadação do estado, na medida em que a comercialização é tributada e, como tal, tem todo um conjunto virtuoso por conta da Tecnoshow”, completa o governador de Goiás José Eliton (PSDB).

Entidades ligadas ao setor produtivo também prestigiaram a abertura da Tecnoshow Comigo, considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro.

“A feira representa, de uma forma muito viva, a evolução do agro brasileiro. As pessoas têm possibilidades de fazer discussões com os mais renomados técnicos, das mais renomadas áreas do país, workshops, além da evolução tecnológica, o que a ciência desenvolve fica exposta à disposição dos produtores rurais e do Brasil”, afirma o presidente da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), José Mário Schreiner.

“Isso mostra a pujança dessa região, a organização das entidades que estão aqui, em prol desse evento. E mostra o produtor rural dessa região, que é qualificado, empreendedor, e busca absorver as tecnologias, modernizar e se atualizar”, diz Bartolomeu Braz, presidente eleito da Aprosoja Brasil.