Com 21 votos favoráveis, Kátia Abreu é reeleita presidente da CNA

Processo havia sido suspenso e foi liberado na terça, dia 14A chapa de Kátia Abreu (PMDB-TO) venceu as eleições para a diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o voto de 21 federações do país. O resultado do pleito que ocorreu em Brasília (DF) nesta quarta, dia 15, mantém a senadora como presidente da entidade para o triênio 2014-2017. A eleição ainda teve um voto em branco e cinco ausências.  

O clima foi tranquilo durante o dia, apesar de nos bastidores existir a preocupação de que a Justiça concedesse nova liminar à Federação da Agricultura do Paraná (Faep) para suspender o processo eleitoral. O advogado da Faep, Henrique Arake, tentou impedir o pleito com o desembargador Pedro Foltran, que derrubou a liminar que havia sido acatada pela 7ª Vara do Trabalho de Brasília. Arake pretende convencer o desembargador a reconsiderar a decisão e anular a votação.

Segundo a assessoria da CNA, a votação começou às 10h e seguiu até as 16h. A eleição deveria ter sido realizada na terça, dia 14, mas foi suspensa na última semana por liminar, obtida pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), que apontava irregularidades no processo eleitoral. Ontem, a CNA conseguiu uma nova liminar garantindo a votação.

A senadora não quis dar entrevistas após o resultado, mas emitiu uma nota, em que diz que o “resultado da eleição expressa de maneira enfática o desejo de continuidade da gestão atual. E entre os temas prioritários para os próximos anos estão uma política agrícola de longo prazo, as questões trabalhistas, logísitica, abertura de novos mercados e um novo modelo de registro de agroquímicos.”

Assista à reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo