Com seca, número de queimadas cresce em Minas Gerais

Nas últimas 24 horas foram 494 focos de incêndio no EstadoUm levantamento feito pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que nas últimas 24 horas Minas Gerais foi o Estado com o maior número de queimadas no país, com 494 focos de incêndio.

Na propriedade de Djalma Tiveron ainda é possivel ver o rastro de destruição das chamas, que em pouco mais de 10 horas consumiram quase 350 hectares da fazenda.

– Dizem que o homem não chora, mas eu desabei. Você não queira saber o tanto que é triste. A gente desaba, não aguenta. Eu sou muito emotivo e parece até que eu estava querendo apagar o fogo com lágrimas.

O fogo começou de madrugada, por volta das 4h. O mato seco e o vento espalharam as chamas, que rapidamente consumiram uma grande área da fazenda. O produtor conseguiu recolher o gado a tempo, mas hoje não possui pasto para alimentar os animais

– Eles vão ter que sair daqui porque não tem o que comer. Eu tenho umas 10 doadoras senepol que eu não posso tirar daqui agora. Isso tem um custo. Fica difícil conscientemente fazer uma avaliação em função disso, mas que é muito dinheiro é. Para chegar ao estágio que a fazenda estava vai pelo menos R$ 150 mil.

De janeiro a outubro desse ano, Uberaba registrou 430 focos de incêndio, aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2013. Para o tenente do Corpo de Bombeiros da cidade, Antônio Aparecido da Silva, o clima seco e a falta de conscientização da população são os principais responsáveis pelos números.

– Nós estamos em uma época muita seca, com o tempo muito quente. A vegetação fica muito suscetível a queimadas. Qualquer descuido das pessoas que queimam cigarro ou uma limpeza de terreno pode provocar esses incêndios e alguns tomam proporções que ficam fora de controle – comenta.

O tenente ainda faz um alerta e pede atenção para os produtores que forem realizar as queimadas autorizadas nas propriedades.

– Avisar aos proprietários vizinhos nas zonas rurais dessa quiema. É importante que todos tenham consciência que vai ter essa queima para que as pessoas possam tomar cuidados. E quando for queimar áreas grandes, fazer as queimas em áreas pequenas por vez para ficar mais fácil de acompanhar de controlar e evitar que tome proporções maiores.

Assista à reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo